Cefuroxima comprimidos

Cefuroxima Comprimidos com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Cefuroxima Comprimidos têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Cefuroxima Comprimidos devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

Informação não disponível para esta bula.

Apresentação Cefuroxima Comprimidos

USO ADULTO E PEDIATRICO Uso oral Zinnat é apresentado na forma de comprimidos contendo 250 mg de cefuroxima em embalagem com 10 comprimidos e 500 mg de cefuroxima, em embalagem com 14 e 20 comprimidos. Cada comprimido de 250 mg contém: Axetil cefuroxima.. 300,72 mg (equivalente a 250 mg de cefuroxima) Excipientes* q.s.p. .. 1 comprimido Cada comprimido de 500 mg contém: Axetil cefuroxima … 601,44 mg (equivalente a 500 mg cefuroxima) Excipientes* q.s.p. .. 1 comprimido * celulose microcristalina, croscarmelose sódica, lauril sulfato de sódio, óleo vegetal hidrogenado, dióxido de silício coloidal, metil-hidroxipropil celulose, propilenoglicol, parahidroxibenzoato de metila, parahidroxibenzoato de propila e opaspray branco.

Cefuroxima Comprimidos – Indicações

A cefuroxima está indicada no tratamento de pacientes com infecções causadas por cepas suscetíveis dos microorganismos relacionados às seguintes infecções: – Amigdalite e faringite: causadas por S. pyogenes (estreptococos beta-hemolíticos do grupo A). A cefuroxima geralmente é eficaz na erradicação do estreptococo da orofaringe, não sendo indicada, entretanto, na profilaxia da febre reumática subseqüente, tendo em vista ainda não se dispor de dados a respeito. – Otite média: causada por S. pneumoniae, H. influenzae (cepas ampicilino-sensíveis) e S. pyogenes (estreptococos beta-hemolíticos do grupo A) e M. catarrhalis (cepas sensíveis à ampicilina). – Infecções do Trato Respiratório Inferior (pneumonia e bronquite): causadas por S. pneumoniae (cepas ampicilinosuscetíveis) e H. parainfluenzae (cepas sensíveis à ampicilina). – Infecções do Trato Urinário: causadas por E. coli e K. pneumoniae, na ausência de complicações urológicas. – Infecções da Pele: causadas por S. aureus e S. pyogenes (estreptococos beta-hemolíticos do grupo A). – Sinusite: causada por S. pneumoniae, H. influenzae e anaeróbios sensíveis à cefuroxima.

Contra indicações de Cefuroxima Comprimidos

Zinnat é contra-indicado em pacientes com hipersensibilidade conhecida aos antibióticos do grupo das cefalosporinas.

Advertências

Antes de iniciar a terapia com Zinnat devem ser tomadas as precauções necessárias para verificar primeiramente se o paciente apresenta reações de hipersensibilidade às cefalosporinas, penicilinas e outras beta-lactamases. Como ocorre com outros antibióticos, o uso de Zinnat pode resultar no crescimento de Candida. O uso prolongado pode também resultar no crescimento de microorganismos não sensíveis (por ex: Enterococci, Clostridium difficile), podendo ser necessária a interrupção do tratamento. Colite pseudomembranosa tem sido relatada com o uso de cefalosporinas e outros antibióticos de amplo espectro. Por esta razão é importante considerar este diagnóstico em pacientes que desenvolveram diarréia durante tratamento com antibióticos. Com um regime de terapia seqüencial, o tempo de mudança da terapia oral é determinado pela gravidade da infecção, status clínico do paciente e susceptibilidade do patógeno envolvido. Efeitos na habilidade de dirigir e operar máquinas Como este medicamento pode causar vertigem, os pacientes devem ser avisados para serem cautelosos ao dirigir ou operar máquinas.

Interações medicamentosas de Cefuroxima Comprimidos

Interferência com análises laboratoriais: Drogas que reduzem a acidez gástrica podem resultar em uma baixa biodisponibilidade de Zinnat comparado àquela do estado de jejum e tende a cancelar o efeito da absorção aumentada após a ingestão de alimentos. Pode ocorrer uma reação falso-positiva para glicose na urina com os testes de redução do cobre (Benedict, Fehling ou Clinitest), mas não com os testes enzimáticos para glicosúria. Como pode ocorrer um resultado falso-negativo no teste de ferricianeto, é recomendável que os métodos da glicose-oxidase ou hexoquinase sejam usados para determinar os níveis de glicose no plasma sangüíneo em pacientes recebendo Zinnat . A cefuroxima não interfere com a análise de creatinina no soro e na urina, pelo método do picrato alcalino.

Reações adversas / efeitos colaterais de Cefuroxima Comprimidos

A seguinte convenção foi usada para classificação da freqüência em: Muito comum >= 1/10; Comum >= 1/100 e <1/10; Incomum >= 1/1000 e <1/100; Raro >= 1/10000 e <1/1000; Muito raro <1/10000. Infecções e infestações Comum: crescimento de Candida. Distúrbios do sistema linfático e sangüíneo Comum: eosinofilia. Incomuns: teste de Coombs positivo, trombocitopenia, leucopenia. Muito raro: anemia hemolítica. Cefalosporina é uma classe com tendência a ser absorvida na superfície das membranas das células vermelhas e reagir com os anticorpos dirigidos contra a droga gerando resultado positivo do teste de Coombs(que pode interferir com testes de compatibilidade sangüínea) e muito raramente causar anemia hemolítica. Distúrbios do sistema imune Incluindo reação de hipersensibilidade Incomum: rash cutâneo. Raros: urticária, prurido. Muito raros: febre, doença do soro, anafilaxia. Distúrbios do sistema nervoso Comuns: dor de cabeça, vertigem. Distúrbios gastrointestinais Comuns: distúrbio gastrointestinal, incluindo diarréia, náusea, dor abdominal. Incomum: vômito. Raro: colite pseudomembranosa. Distúrbios hepatobiliares Comum: aumentos nos níveis das enzimas hepáticas, [ALT (TGP), AST (TGO) e HDL. Muito raros: icterícia, hepatite. Distúrbios de pele e tecido subcutâneo Muito raros: eritema multiforme, síndrome de Stevens-Johnson, necrólise epidérmica tóxica.

Cefuroxima Comprimidos – Posologia

A posologia de Zinnat deve ser efetuada de acordo com o seguinte esquema: ADULTOS DOSE e FREQUÊNCIA – Dose usual recomendada: 250mg 2 x ao dia Infecções do trato urinário 125mg 2 x ao dia Infecções da pele e tecidos moles 250mg 2 x ao dia Amigdalite, faringite e sinusite 250mg 2 x ao dia Bronquite 250mg 2 x ao dia Pneumonia 500mg 2 x ao dia Pielonefrite 250mg 2 x ao dia Gonorréia não complicada 1.000mg Dose única CRIANÇAS DOSE FREQÜÊNCIA Amigdalite, faringite, sinusite, bronquite 125mg (ou 20mg/Kg/dia) até o máximo de 250 mg/dia 2 x ao dia Otite média, pneumonia e piodermites (crianças com 2 anos ou mais) 250mg (ou 30mg/Kg/dia) até o máximo de 500mg/dia 2 x ao dia Deve-se evitar triturar os comprimidos de Zinnat. Caso haja dificuldade para deglutir os comprimidos, recomenda-se a administração de Zinnat Suspensão oral.

Super dosagem

A superdosagem de cefalosporinas pode causar irritabilidade do SNC, levando a convulsões. Os níveis séricos de cefuroxima podem ser reduzidos por hemodiálise peritoneal.

Caracteristicas farmalogicas

Zinnat é um antibiótico cefalosporínico sintético desenvolvido para administração oral, a axetilcefuroxima. Possui amplo espectro de ação contra grande número de microorganismos Gram-positivos e Gram-negativos. Zinnat é estável frente à penicilinase estafilocócica e à beta-lactamase. É geralmente ativo contra os seguintes microorganismos in vitro: Aeróbios Gram-negativos: Haemophilus influenzae (incluindo linhagens resistentes à penicilina); Haemophilus parainfluenzae; Neisseria gonorrhoeae (incluindo cepas produtoras e não produtoras de penicilinase); Neisseria meningitidis; Escherichia coli; Klebsiella pneumoniae; Enterobacter sp.; Citrobacter sp.; Salmonella sp.; Proteus mirabilis; Proteus inconstans; Morganella morganii; Moraxella catarrhalis. Algumas cepas de M. morganii, Enterobacter cloacae e Citrobacter sp. têm demonstrado, in vitro, serem resistentes à cefuroxima e a outras cefalosporinas. Aeróbios Gram-positivos: Staphylococcus aureus (incluindo linhagens produtoras e não produtoras de penicilinase), Staphylococcus epidermidis, Streptococcus pneumoniae, Streptococcus pyogenes (e outros estreptococos), Streptococcus agalactiae e Propionibacterium sp. Certas cepas de enterococos, como por exemplo, Streptococcus faecalis, são resistentes. Linhagens de Staphylococcus aureus e Staphylococcus epidermidis resistentes à meticilina são resistentes à cefuroxima. Anaeróbios: cocos Gram-negativos e Gram-positivos (inclusive Peptococcus e Peptostreptococcus sp.); bacilos Grampositivos (incluindo Clostridium sp.) e bacilos Gram-negativos (incluindo Bacteroides e Fusobacterium sp.). Muitas espécies de Bacteroides fragilis são resistentes. Pseudomonas e Campylobacter sp., Acinetobacter calcoaceticus, algumas cepas de Serratia e Proteus vulgaris, , Clostridium difficile e Listeria monocytogenes são resistentes à cefuroxima.

Resultados de eficacia

Zinnat demonstrou eficácia clínica em 94 a 98% dos pacientes com erradicação bacteriológica em 92% dos casos, quando utilizado por 10 dias no tratamento de amigdalites e faringites.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Não existem dados de estudos clínicos sobre o uso de Zinnat em crianças menores de 3 meses. Não existem recomendações especiais sobre o uso de Zinnat em idosos.

Armazenagem

Mantenha o medicamento em sua embalagem original, conservando-o abaixo de 30°C.

Dizeres legais

Fabricado por: Glaxo Operations UK Limited. Harmire Road, Barnard Castle, Durham – DL12 8DT – Reino Unido Importado por: GlaxoSmithKline Brasil Ltda. Estrada dos Bandeirantes, 8.464 – Rio de Janeiro – RJ CNPJ: 33.247.743/0001-10 MS: 1.0107.0205 Farm. Resp.: Milton de Oliveira CRF-RJ: 5522

Cefuroxima Comprimidos – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Nov 8 2007 12:00AM