FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Velocidade da Marcha e Distúrbio Cognitivo em Idosos

Autor:

Leonardo da Costa Lopes

Especialista em Geriatria pela SBGG; Médico Colaborador do Serviço de Geriatria do HC-FMUSP; Médico Assistente da Divisão de Clínica Médica do HU-USP

Última revisão: 30/03/2011

Comentários de assinantes: 0

A evolução da velocidade da marcha precedendo o comprometimento cognitivo leve [Link para Abstract]1

 

Fator de Impacto da Revista (Arch Neurol): 5.874

 

Contexto Clínico

O comprometimento cognitivo leve (CCL) é um estágio precoce de perda cognitiva, distinto do envelhecimento cognitivo normal e com potencial de evolução para demência. As estratégias de predição das fases precoces de déficit cognitivo são importantes por conta das intervenções terapêuticas, que devem ser executadas o mais precocemente possível. Em idosos com déficit cognitivo, observa-se um alentecimento da função motora2 e há evidências de que essas alterações possam preceder em anos o início do CCL. Dentre elas, destaca-se a baixa velocidade de marcha3. O tempo, entretanto, a partir de quando este alentecimento ocorre até que o declínio cognitivo apareça clinicamente, é desconhecido.

 

O Estudo

Trata-se de um estudo de coorte que teve por objetivo comparar o declínio da função motora em idosos que desenvolveram CCL e em idosos cognitivamente intactos. Foi avaliada a velocidade da marcha e do tamborilar de dedos em 204 idosos saudáveis com 65 anos ou mais, participantes do “Oregon Brain Aging Study”. Esses indivíduos foram submetidos anualmente a exames neuropsicológicos e da função motora. O estudo teve também por objetivo determinar o tempo a partir do qual o declínio da função motora se acelera, nos idosos que desenvolveram CCL. A velocidade de marcha foi avaliada em uma caminhada de cerca de 9 metros. O teste de tamborilar de dedos foi realizado solicitando-se que os participantes empurrassem com o dedo indicador de cada mão uma alavanca acoplada a um contador. A conversão para CCL foi definida pela pontuação 0,5 na escala clínica de Demência (CDR) em dois exames consecutivos no período de um ano.

 

Resultados

Os participantes foram acompanhados em média por nove anos. Houve conversão para CCL em 46,6% dos participantes. Foi detectada diferença entre a taxa de mudança na velocidade da marcha (p<0,001) e do tamborilar de dedos na mão dominante (p=0,003) e não dominante (p<0,001) entre aqueles que desenvolveram CCL e os não conversores. A queda na velocidade da marcha foi aumentada em 0,023 m/s/ano (p<0,001), ocorrendo 12,1 anos antes do início do CCL. Esta alteração surgiu mais precocemente nos homens (14,2 anos) que nas mulheres (6 anos). Já para a velocidade do tamborilar de dedos, a mudança só ocorreu após o início do CCL para ambas as mãos.

 

Aplicações para a Prática Clínica

O estudo revela que o declínio motor avaliado pela velocidade da marcha desenvolve-se mais rapidamente muito antes do início do CCL. Realmente, a agilidade motora exige a integração de diversos domínios cognitivos, tais como atenção, função executiva e visuoespacial. Além disso, a perda de habilidades motoras é um dos marcadores da síndrome de fragilidade que também se associa ao declínio cognitivo. Os distúrbios de marcha já foram relacionados ao surgimento de marcadores histopatológicos de Doença de Alzheimer em regiões como a substância negra, lobos frontais e gânglios da base.

 

Bibliografia

1.   Buracchio T, Dodge HH, Howieson D, Wasserman D, Kaye J. The trajectory of gait speed preceding mild cognitive impairment. Arch Neurol 2010;67(8):980-98.

2.   Verghese J, Robbins M, Holtzer R, Zimmerman M, Wang C, Xue X et al. Gait dysfunction in mild cognitive impairment syndromes. J Am Geriatr Soc. 2008 Jul;56(7):1244-51.

3.   Waite LM, Grayson DA, Piguet O, Creasey H, Bennett HP, Broe GA. Gait slowing as a predictor of incident dementia: 6-year longitudinal data from the Sydney Older Persons Study. J Neurol Sci. 2005 Mar 15;229-230:89-93.

 

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.