FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Atualização sobre o Surto de Ebola - 11 de Agosto de 2014

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 20/08/2014

Comentários de assinantes: 0

Epidemiologia e Vigilância

        Entre 7 e 9 de agosto de 2014, um total de 69 novos casos da doença do vírus Ebola (confirmado laboratorialmente, casos prováveis, e casos suspeitos), bem como 52 mortes foram registradas a partir de Guiné, Libéria, Nigéria e Serra Leoa.

 

Resposta do Setor da Saúde

        O tratamento de dois trabalhadores da área da saúde infectados pelo Ebola com um medicamento experimental levantou importantes questões sobre  o fato de que se  medicamentos ou tratamentos que nunca foram testados, ou demonstraram ser seguros em humanos, devam ser usados neste surto. Atualmente, a quantidade do medicamento é limitada, o que também levanta questões sobre quem deve receber o tratamento.

        Em 11 de agosto, a OMS convocou um painel de especialistas em ética médica, cientistas e leigos dos países afetados para avaliar o papel das terapias experimentais em resposta ao surto de Ebola.  Duas questões foram consideradas:

        É ético usar intervenções não registradas com efeitos adversos desconhecidos para possível tratamento ou profilaxia? Se for, quais os critérios e as condições devem ser satisfeitas antes que eles possam ser usados?

        Se é ético usar essas intervenções não registradas, nas circunstâncias atuais, em seguida, quais os critérios que devem orientar a escolha de uma intervenção e quem deve receber prioridade para o tratamento ou prevenção?

 

Atualização da Doença

        Novos casos e mortes atribuíveis ao Ebola continuam a ser relatados pelos Ministérios da Saúde na Guiné, na Libéria, na Nigéria e na Serra Leoa. Entre 7 e 9 de agosto de 2014, 69 novos casos (confirmados em laboratório, casos prováveis e os casos suspeitos) de Ebola e 52 mortes foram registradas nos quatro países da seguinte forma: Guiné, 11 novos casos e 6 mortes; Libéria, 45 novos casos e 29 mortes; Nigéria, 0 novos casos e mortes 0; e Serra Leoa, 13 novos casos e 17 mortes.

 

Referências

World Health Organization. Ebola Virus Disease Update – West Africa. Disease Outbreak News.  Disponível em: http://www.who.int/csr/don/2014_08_11_ebola/en/

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.