FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Confirmação por ultrassom da posição de cateter venoso central femoral

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 28/11/2014

Comentários de assinantes: 0

Especialidades: Segurança do Paciente/Medicina de Emergência/Terapia Intensiva/ Pediatria/Cirurgia Vascular

 

Contexto Clínico

        O acesso venoso central por veia femoral não é dos mais tradicionalmente usado devido ao uso mais frequente de acessos jugulares e subclávios. Entretanto, este acesso é útil na reanimação e tratamento de crianças graves. A confirmação da posição venosa do cateter é rotineiramente realizada com gasometria, monitorização invasiva, manometria, ou inspeção visual de sangue aspirado. No entanto, em pacientes críticos, os resultados podem ser ambíguos ou de difícil interpretação.

        Além disso, uma punção arterial acidental ocorre em até 1% dos adultos, e não há dados pediátricos específicos relatados. A colocação inadvertida do cateter em posição arterial e a administração de medicamentos intrarteriais podem ter consequências adversas, incluindo a lesão arterial, fístula arteriovenosa e necrose do membro. Estudos em crianças e adultos mostraram que a artéria femoral sobrepõe à veia femoral em até 65% dos pacientes. Este alinhamento vascular pode resultar em cateterização da artéria femoral inadvertidamente quando a orientação ultrassonográfica (USG) não é utilizado.

 

O Estudo

        O “Flush the Line and Ultrasound the Heart Test” (FLUSH-TEST), nada mais é que a visualização do coração por um transdutor de USG em posição subxifoide enquanto o cateter central é lavado com solução salina agitada. O presente estudo foi realizado para determinar se o FLUSH-TEST pode verificar a colocação correta de acesso venoso femoral.

        Foram estudados prospectivamente uma amostra de conveniência de crianças submetidas a cateterismo cardíaco, para quem tanto venoso femoral e acesso arterial eram parte de seu tratamento padrão. O cardiologista agitou manualmente solução salina e infundiu através de cada cateter de forma aleatória, enquanto um médico designado  para esta infusão realizava USG em posição subxifoide, para registrar a presença ou ausência de opacificação do átrio direito. Calculou-se a sensibilidade e especificidade do FLUSH-TEST em relação ao nosso padrão de referência, a visualização fluoroscópica do cardiologista de colocação do fio do cateter.

        Dos 51 doentes incluídos no estudo, o FLUSH-TEST foi 100% sensível e teve 90,3% de especificidade para confirmar a colocação do cateter venoso em posição femoral adequadamente. Não houve nenhum caso identificado erroneamente.

 

Aplicações Práticas

        Devemos lembrar que a AHRQ (Agency for Healthcare Research and Quality, ou Agência para Pesquisa e Qualidade na Assistência em Saúde), aponta que guiar com USG o posicionamente de cateter venoso central é uma das 11 intervenções mais importantes em termos de segurança do paciente. O uso de orientação com USG para colocação de cateter central já foi demonstrado como de impacto para melhorar a taxa de sucesso na inserção do cateter, diminuir o tempo de punção, e reduzir complicações traumáticas tanto em crianças como em adultos.

        O que o presente estudo acrescenta na área, em resumo, é que o FLUSH-TEST é um método rápido, seguro, não invasivo, e imediatamente interpretável para confirmar a colocação de cateter venoso femoral, utilizando técnicas comuns e habilidades ultrassonográficas simples. O teste FLUSH tem o potencial de reduzir a passagem de cateter arterial inadvertidamente em crianças, e potencialmente em adultos.

 

Bibliografia

Horowitz R et al. The FLUSH study-flush the line and ultrasound the heart: ultrasonographic confirmation of central femoral venous line placement. Ann Emerg Med. 2014 Jun;63(6):678-83. doi: 10.1016/j.annemergmed.2013.12.020. Epub 2014 Jan 15. (link para o artigo).

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.