FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Hipotermia Terapêutica em PCR de Crianças

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 12/08/2015

Comentários de assinantes: 0

Contexto Clínico

A hipotermia terapêutica é recomendada para adultos em coma depois de parada cardiorrespiratória testemunhada fora do hospital, mas os dados sobre esta intervenção em crianças são limitados.

 

O Estudo

Foi realizado um ensaio clínico com intervenções para dois alvos de temperatura para 38 crianças que permaneceram inconscientes após  parada cardíaca fora do hospital. No prazo de seis horas após o retorno da circulação, pacientes comatosos que eram mais velhos do que dois dias e menos de 18 anos de idade foram distribuídos aleatoriamente para a hipotermia terapêutica (temperatura alvo, 33,0 °C) ou normotermia terapêutica (temperatura alvo, 36,8 °C). O resultado de eficácia primário foi a sobrevida em 12 meses após a parada cardíaca, avaliado com o Vineland Adaptive Behavior Scales, segunda edição (VABS-II) que tenha atingido pontuação de 70 ou superior (em uma escala 20-160, com escores mais elevados indicando melhor função). Apenas pacientes com uma pontuação VABS-II de pelo menos 70 antes de uma parada cardíaca foram avaliados.

Um total de 295 pacientes foram submetidos à randomização. Entre os 260 doentes com dados que possam ser avaliadas e que tiveram uma pontuação VABS-II de pelo menos 70 antes da parada cardíaca, não houve diferença significativa no desfecho primário entre o grupo hipotermia e o grupo normotermia (20% vs 12% ; Likelihood Ratio: 1,54; IC95%: 0,86-2,76; P = 0,14). Entre todos os pacientes com dados que podem ser avaliados, a alteração na pontuação VABS-II a partir da linha de base aos 12 meses, não foi significativamente diferente (P = 0,13) e na sobrevivência de um ano foi semelhante (38% vs no grupo hipotermia 29 % no grupo normotermia; Likelihood Ratio:1,29; IC95%: 0,93-1,79; P = 0,13). Os grupos tiveram incidências semelhantes de infecção e arritmias graves, bem como o uso semelhante de produtos sanguíneos e mortalidade em 28 dias.

 

Aplicações Práticas

Este estudo randomizado demonstra que não é necessário perder tempo nem energia realizando hipotermia terapêutica pós-parada cardiorrespiratória em crianças. Segundo os dados,   em crianças que sobreviveram em coma a uma parada cardíaca fora do hospital, a hipotermia terapêutica, em comparação com normotermia terapêutica, não conferiu uma vantagem significativa na sobrevida com um bom resultado funcional em um ano.

 

Bibliografia

Moler FW et al. Therapeutic Hypothermia after Out-of-Hospital Cardiac Arrest in Children. N Engl J Med 2015; 372:1898-1908

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.