FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Risco de Diabetes Atribuível a Bebidas Adoçadas Artificialmente adoçadas e Sucos de Frutas

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 04/12/2015

Comentários de assinantes: 2

Contexto Clínico

O risco de diabetes e de obesidade pode ser atribuível a padrões de consumo na população. É muito importante saber o impacto de diversos tipos de bebidas nesse possível risco. Sendo assim, apresentaremos um estudo que foi feito para examinar as potenciais associações entre o consumo de açúcar em bebidas açucaradas, bebidas adoçadas artificialmente, e suco de fruta com diabetes tipo 2.

 

O Estudo

Esse é um estudo do tipo revisão sistemática com metanálise. As informações foram extraídas de 17 coortes (38,253 casos / 10.126.754 pessoas-ano). O maior consumo de bebidas adoçadas com açúcar estava associado com uma maior incidência de diabetes de tipo 2, em 18% por uma dose / dia (IC95%: 9% a 28%) e 13% (IC95%: 6% de 21%) antes e depois do ajuste para adiposidade; para bebidas adoçadas artificialmente, foi 25% (IC95%: 18% a 33%) e 8% (IC95%: 2% a 15%); e para o suco de fruta foi 5% (IC95%: -1% a 11%) e 7% (IC95%: 1% a 14%).

 

Aplicações Práticas

Por essa metanálise podemos concluir que o consumo habitual de bebidas adoçadas com açúcar está associado com uma maior incidência de diabetes tipo 2, independentemente da adiposidade. Embora as bebidas adoçadas artificialmente e suco de frutas também tenham associações positivas com incidência de diabetes tipo 2, os resultados foram sujeitos a viés. No entanto, ambas as bebidas adoçadas artificialmente e suco de frutas não são alternativas a serem usadas para prevenção de diabetes, pois essa seria uma interpretação errada. Apenas são bebidas que geram menos riscos de desenvolvimento de diabetes tipo 2. Sob suposição de causalidade, o consumo de bebidas adoçadas com açúcar ao longo dos anos pode estar relacionado com um número substancial de novos casos de diabetes na população.

 

Bibliografia

Imamura F et al. Consumption of sugar sweetened beverages, artificially sweetened beverages, and fruit juice and incidence of type 2 diabetes: systematic review, meta-analysis, and estimation of population attributable fraction. BMJ 2015;351:h3576

Comentários

Por: Atendimento MedicinaNET em 30/11/2015 às 09:53:48

"Caro Ildemar, Obrigado pelo contato e sugestão. Sempre mudamos bastante os temas dos artigos comentados para tentar ofertar a maior variedade possível, mas colocaremos sua ideia em pauta. Quanto ao artigo, ele compara sucos naturais (ou seja, que tem apenas os açúcares intrínsecos às frutas) com bebidas doces e adoçadas artificialmente, o que se refere à refrigerantes, néctar de suco industrializado, etc. Atenciosamente, Os Editores"

Por: Ildemar Cavalcante Guedes em 27/11/2015 às 09:38:12

"Seria interessante também artigos que avaliassem os riscos relacionados aos variados tipos de carboidratos (cereais integrais, farinhas, etc.). O artigo acima parece que se refere especificamente ao uso do açúcar livre? Como o corpo se comporta no caso de açúcar não refinado, açúcar mascavo?"

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.