FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Injeção de Corticoide Epidural para Radiculopatia e Estenose Espinal

Última revisão: 08/01/2016

Comentários de assinantes: 0

Contexto Clínico

As radiculopatias e a estenose de canal vertebral normalmente impactam em muita dor, e as intervenções nem sempre atingem resultados satisfatórios para o paciente. Uma das modalidades de analgesia é o uso de injeções de corticoide  epidural, uma prática que vem aumentado.

 

O Estudo

Esse foi um estudo cujo objetivo foi revisar evidências sobre os benefícios e malefícios de injeções de corticoide  epidural em adultos com lombalgia radicular ou estenose do canal vertebral de qualquer duração.

Foram checadas como fontes o MEDLINE (até maio de 2015) e a Cochrane. Foram selecionados ensaios clínicos randomizados de injeções de corticoide epidural contra intervenções placebo, ou que compararam as técnicas de injeção epidural, corticosteroides ou doses.

Foram encontrados 30 ensaios controlados com placebo para avaliar as injeções de corticoide  epidural para radiculopatia e oito ensaios para estenose espinhal. Para radiculopatia, corticosteroides por via peridural foram associados com uma maior redução imediata na dor (diferença média ponderada numa escala de 0 a 100, -7,55 [IC 95%, -11,4 para -3,74]), em melhora da função (diferença média padronizada de -0,33 [IC, -0,56 a -0,09]), e em risco de curto prazo para cirurgia (risco relativo, 0,62 [IC, 0,41-0,92]). Os efeitos foram abaixo dos limiares de diferença clinicamente importantes mínimos predefinidos, e não houve benefícios em longo prazo. Não houve efeitos claros de injeções de corticoide  epidural para estenose espinhal. Danos graves foram raros, mas prejudicam a elaboração de relatórios.

 

Aplicações Práticas

Infelizmente, com base nessa revisão sistemática, podemos observar que as injeções de corticoide  epidural para radiculopatia foram associados a reduções imediatas em dor e melhora de função. No entanto, os benefícios eram pequenos e não sustentados, e não houve qualquer efeito sobre o risco de uma cirurgia em longo prazo. Evidências limitadas sugerem que não há nenhuma eficácia para estenose espinhal. Com base nesse estudo, não podemos recomendar essa conduta.

 

Referências

Chou R, et al. Epidural Corticosteroid Injections for Radiculopathy and Spinal Stenosis: A Systematic Review and Meta-analysis. Ann Intern Med. [Epub ahead of print 25 August 2015] doi:10.7326/M15-0934.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.