FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Fisioterapia ou Injeção de Corticóide em Osteoartrite de Joelho

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 01/07/2020

Comentários de assinantes: 0

Contexto Clínico

 

A osteoartrite está entre as mais comuns doenças daprática em reumatologia e ortopedia, sendo o acometimento de joelho grandeparte dessa demanda. Há benefício clínico com abordagem com fisioterapia, mastambém com o uso de injeções de corticoide intra-articular. Mas qual estratégiaseria a melhor?

 

O Estudo

 

Foi realizado um estudo randomizado para comparar afisioterapia com a injeção de glicocorticoide no contexto da atenção primáriano Sistema de Saúde Militar dos Estados Unidos. Pacientes com osteoartrite emum ou ambos os joelhos foram divididos aleatoriamente em uma proporção de 1: 1para receber uma injeção de glicocorticoide ou fazer fisioterapia. O desfechoprimário foi a pontuação total no Western Ontario e no McMaster UniversitiesOsteoarthritis Index (WOMAC) em 1 ano (as pontuações variam de 0 a 240, compontuações mais altas indicando pior dor, função e rigidez). Os resultadossecundários foram o tempo necessário para concluir o Teste de EtapaAlternativa, o tempo necessário para concluir o teste Timed Up and Go e apontuação na escala Global Rating of Change, todos avaliados em 1 ano.

Foram incluídos 156 pacientes com idade média de 56anos; 78 pacientes foram designados para cada grupo. As características basais,incluindo gravidade da dor e nível de incapacidade, foram semelhantes nos doisgrupos. Os escores médios basais (± DP) do WOMAC foram de 108,8 ± 47,1 no grupode injeção de glicocorticoide e de 107,1 ± 42,4 no grupo de fisioterapia. Em 1ano, os escores médios foram de 55,8 ± 53,8 e de 37,0 ± 30,7, respectivamente(diferença média entre grupos, 18,8 pontos; intervalo de confiança de 95%, 5,0a 32,6), achado favorável à fisioterapia. As mudanças nos resultadossecundários foram na mesma direção que as do resultado primário. Um pacientedesmaiou ao receber uma injeção de glicocorticoide.

 

Aplicação Prática

 

Este é um interessante estudo com uma doençafrequente e incapacitante, a osteoartrite de joelho. Com este ensaio clínicorandomizado, podemos concluir que pacientes submetidos à fisioterapiaapresentaram menos dor e incapacidade funcional em 1 ano do que os pacientesque receberam uma injeção intra-articular de glicocorticoide. Isso nos leva arepensar a prática que muitos médicos adotam de favorecer o uso de medicamentose a olhar para uma conduta menos invasiva, mas que realmente se mostra maisbenéfica. Assim, recomendamos que de fato haja investimento para viabilizarfisioterapia a esse perfil de pacientes e que os médicos adotem essa condutacomo padrão.

 

Bibliografia

 

1.            Deyle GD et al. Physical Therapy versusGlucocorticoid Injection for Osteoarthritis of the Knee. N Engl J Med 2020;382:1420-1429

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.