FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

15 Indicações Específicas de Transfusões

Última revisão: 02/09/2009

Comentários de assinantes: 0

Reproduzido de:

Manual de Condutas Básicas na Doença Falciforme [Link Livre para o Documento Original]

Série A. Normas e Manuais Técnicos

MINISTÉRIO DA SAÚDE

Secretaria de Atenção à Saúde

Departamento de Atenção Especializada

Coordenação da Política Nacional de Sangue e Hemoderivados

Brasília / DF – 2006

 

15 Indicações Específicas de Transfusões

A maioria dos pacientes portadores de hemoglobinopatia apresenta anemia, sendo freqüente encontrar-se níveis de hemoglobina tão baixos como 6,0 g/dl. A instalação crônica da anemia associada a maior liberação de oxigênio pela Hb S possibilitam que estes pacientes tenham um desenvolvimento normal apesar dos baixos níveis de hemoglobina.

A anemia, por si só, não é indicativa de transfusão de sangue, já que estes pacientes toleram baixos níveis de hemoglobina. As transfusões podem expor o paciente a agentes infecciosos, provocar aloimunização, hiperviscosidade sangüínea e hemossiderose.

As avaliações e considerações para o tratamento da anemia devem, portanto, ser baseadas na mudança dos níveis hematológicos basais do paciente e no aparecimento de novos sintomas e/ou sinais de descompensação hemodinâmica. As transfusões devem ser indicadas cuidadosamente.

Abaixo estão as indicações específicas de transfusões:

 

F tratamento das complicações anêmicas severas:

-      crise aplástica

-      crise hiper hemolítica

-      crise de seqüestração esplênica

F manuseio do acidente vascular cerebral;

F manuseio pré-operatório;

F doença pulmonar hipóxica progressiva.

 

NÃO SÃO INDICAÇÕES DE TRANSFUSÕES:

F anemia crônica

F crise dolorosa

F infecções leves ou moderadas

 

A transfusão deve elevar o hematócrito a 28 ou 33%, a hemoglobina a 9 ou 11 g/dl. Usar, preferencialmente, concentrado de hemácias lavadas ou filtradas para reduzir as reações transfusionais não hemolíticas.

A exsangüino-transfusão deve ser realizada em pacientes com acidente vascular cerebral isquêmico, pneumonia grave, hipoxemia aguda, no pré-operatório de cirurgias com anestesia geral e priapismo agudo. Deve ser usado concentrado de hemácias colhido há menos de dez dias. O objetivo é manter a concentração de hemoglobina S inferior a 30% e hemoglobina final entre 10 a 12 g/dl.

 

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS DO DOCUMENTO

Consta no documento:

“Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial.”

O objetivo do site MedicinaNet e seus editores é divulgar este importante documento. Esta reprodução permanecerá aberta para não assinantes indefinidamente.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.