FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

TRALI transfusion related acute lung injury

Autor:

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 18/05/2012

Comentários de assinantes: 0

Quadro clínico

Paciente de 63 anos de idade, com antecedente de mielodisplasia, foi ao PS para realizar transfusão sanguínea e não tinha antecedente de doença cardíaca. Durante a transfusão da primeira unidade de concentrado de hemácias, o paciente começou a apresentar quadro de desconforto respiratório com cianose, calafrios e dispneia. A ausculta revelava estertores bilateralmente e o paciente saturava 84% em ar ambiente. A Figura 1 mostra a radiografia antes do procedimento, e a Figura 2 mostra a radiografia sugestiva de edema pulmonar que ocorreu com poucos minutos após o início da transfusão, portanto com edema desproporcional à quantidade de volume infundida.

 

Figura 1. Radiografia pré-procedimento.

 

 

Figura 2. Radiografia pós-procedimento: edema pulmonar ocorrido poucos minutos após o início da transfusão.

 

Fonte: arquivo pessoal do autor.

 

Diagnóstico

O diagnóstico é de TRALI (transfusion related acute lung injury). A fisiopatologia depende de anticorpos contra HLA e antígenos do neutrófilo, transfundidos, que podem reagir com os leucócitos do paciente, causando uma sequência de eventos que aumentam a permeabilidade da microcirculação pulmonar, permitindo o extravasamento de líquidos para o espaço alveolar. O tratamento é com adrenalina 0,2 a 0,5 mg via subcutânea ou intramuscular, anti-histamínicos e, eventualmente, glicocorticoides, embora estes últimos tenham benefício controverso e interrupção da transfusão. O paciente melhorou após a interrupção da transfusão e medidas de suporte.

 

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.