FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Nódulos hepáticos

Autor:

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 11/05/2015

Comentários de assinantes: 0

Paciente de 65 anos, história de perda de peso, nos últimos três meses, de 10 Kg e icterícia há 10 dias. Os exames mostram bilirrubina total de 4,8 mg/dl com billirubina direta de 3,9 mg/dl, fosfatase alcalina de 1200 u/L com AST e ALT normais e a seguinte imagem hepática:

 

 

 

 

As imagens são sugestivas de metástases hepáticas de sítio à distância: o fígado é o principal alvo de metástases de neoplasias do trato gastrointestinal. As alterações laboratoriais são compatíveis com o diagnóstico com aumento muito importante de fosfatase alcalina como os que ocorrem em situações em que temos lesões ocupadoras de espaço, já a bilirrubina está aumentada de forma discreta, pois devemos ter obstrução de canais biliares intra-hepáticos, mas sem obstrução significativa extra-hepática.

 

As neoplasias que mais frequentemente levam as metástases para o fígado são:

Colon;

Estômago;

Pâncreas;

Mama;

Pulmão.

 

A investigação do sítio primário é baseada em história, exame físico e principalmente no resultado da biópsia da metástase com imuno-histoquímica  para facilitar a identificação do sítio provável, exames de imagem como TC de tórax também fazem parte desta investigação.

 

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.