FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Radiografia de paciente com distensão abdominal

Autor:

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 10/06/2015

Comentários de assinantes: 0

Paciente de 48 anos, com quadro de distensão abdomina há uma semana.  Qual é a principal hipótese diagnóstica?

 

 

 

 

Esta é uma radiografia simples de abdome, e seu achado mais importante é que as alças estão praticamente restritas ao centro do abdome. Como é uma radiografia simples, o paciente está em decúbito dorsal, o que faz com que o líquido ascítico se desloque para as goteiras parietocólicas, pelve, enfim, para as laterais. E isto força praticamente todas as alças a assumirem uma disposição mais centralizada. Portanto, a principal hipótese para o achado de imagem é de ascite. O achado desta imagem sugere que existam pelo menos 5 litros de líquido ascítico no abdome, pois o líquido parece ocupar completamente as goteiras. A propedêutica abdominal provavelmente  estará com sinais de ascite, pois tem sensibilidade de detector de líquidos ascíticos quando a quantidade deste ultrapassa 1,5 litro. A manobra mais sensível para esta detecção é a macicez móvel. Na ultrassonografia é possível detector líquido ascítico, mesmo que em quantidades muito menores, como 100 ml.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.