FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Pneumoperitôneo

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 26/01/2016

Comentários de assinantes: 0

Quadro Clínico

Paciente masculino,  71 anos, foi internado de urgência por apresentar quadro de dor abdominal intenso, com presença de sinais de peritonite. O paciente encontrava-se séptico na chegada, e tinha um lactato arterial extremamente elevado, bem como leucocitose com desvio à esquerda, piora de creatinina e elevação de bilirrubinas, configurando uma sepse grave. Foi feita uma tomografia de abdômen pensando no diagnóstico sindrômico de abdômen agudo. Podemos ver o principal achado na imagem 1.

 

Imagem 1- Presença de pneumoperitôneo em tomografia de abdômen

 

 

 

 

Diagnóstico e Discussão

pneumoperitôneo é um achado associado à perfuração do trato gastrointestinal que conduz à liberação de conteúdos gastrointestinais na cavidade abdominal. A ocorrência de lesão e perfuração do trato gastrointestinal pode ser devido a uma variedade de etiologias, normalmente traumas e obstrução intestinal. Outras etiologias são menos comuns. Perfuração espontânea também pode ocorrer e está relacionada com alterações inflamatórias ou enfraquecimento dos tecidos de doenças do tecido conjuntivo ou dos efeitos da droga.

As manifestações clínicas da perfuração gastrointestinal dependem do órgão afetado e da natureza do conteúdo liberados (ar, suco entérico, fezes), bem como a capacidade de os tecidos circundantes para conter os referidos conteúdos. A perfuração gastrointestinal leva à peritonite difusa e pode se associar com formação de abcesso ou fístula dependendo da localização ao longo do trato gastrointestinal, e a capacidade do doente para montar uma resposta inflamatória para o processo patológico específico. Medicamentos imunossupressores e anti-inflamatórios podem prejudicar essa resposta.

O diagnóstico baseia-se em exame de imagem que demonstra ar fora do trato gastrintestinal no abdômen (isto é, pneumoperitôneo) ou mediastino (isto é, pneumomediastino), ou complicações associadas com a perfuração, tal como um abcesso intra-abdominal ou no mediastino, além de formação de fístula. Se um diagnóstico de perfuração é fortemente suspeito, mas de imagem permanece duvidoso, exploração abdominal pode ser necessária.

O manejo inicial do paciente com perfuração gastrointestinal inclui expansão endovenosa e cessação da ingestão oral. Terapia antibiótica de largo espectro deve ser iniciada se o nível de perfuração é desconhecido, mas, quando possível, deve ser escolhido com base no local da perfuração.

Muitos pacientes necessitam de intervenção cirúrgica de urgência para limitar a contaminação abdominal contínua e gerenciar o local da perfuração. Se houver uma grande quantidade de ar livre em radiografias simples abdominais (na ausência de cirurgia recente), e sensibilidade abdominal, o paciente deve ser levado diretamente para a cirurgia. Outras situações com benefício de cirurgia imediata: obstrução intestinal completa ou suboclusão, sepse abdominal, isquemia intestinal.

 

Referências

Nassour I, Fang SH. Gastrointestinal perforation. JAMA Surg 2015; 150:177.

 

Akbulut S, Cakabay B, Ozmen CA, et al. An unusual cause of ileal perforation: report of a case and literature review. World J Gastroenterol 2009; 15:2672.

 

Ara C, Coban S, Kayaalp C, et al. Spontaneous intestinal perforation due to nonHodgkin's lymphoma: evaluation of eight cases. Dig Dis Sci 2007; 52:1752.

 

Werbin N, Haddad R, Greenberg R, et al. Free perforation in Crohn's disease. Isr Med Assoc J 2003; 5:175.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.