FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Metástase Óssea

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 11/03/2016

Comentários de assinantes: 1

Quadro Clínico

Mulher de 55 anos, nunca fez seguimento médico, e procura pronto-socorro com dor lombar de início há três semanas e grande intensificação nos últimos três dias. Vem perdendo peso nos últimos seis meses e está extremamente emagrecida. A dor limita sua movimentação então é optado por ser feita uma tomografia de coluna. Podemos ver o principal achado nas imagens 1 e 2.

 

Imagem 1- Tomografia de coluna lombar

 

 

Imagem 2- Tomografia de coluna lombar

 

 

Discussão

Esta paciente tem uma importante lesão lítica em uma vértebra lombar, que sugere fortemente doença metastática. As metástases ósseas são uma manifestação comum de muitos tipos de cânceres sólidos, especialmente de pulmão, mama e próstata. Em estudos pós-morte, de 70 a 90% dos pacientes com câncer da mama ou de próstata têm metástases ósseas. Em outras neoplasias como de tireoide, pulmão e rim as metástases ósseas ocorrem em cerca de 50%, 44% e 37% dos casos respectivamente. Esses tumores somados (mama, próstata, pulmão, tireoide e rim) representam 80% das causas de metástases ósseas. Ainda não podemos esquecer do mieloma múltiplo, onde os pacientes chegam a ter lesão lítica em 60% dos casos já na apresentação.

O diagnóstico diferencial da doença óssea metastática inclui os sarcomas ósseos primários (osteossarcoma, condrossarcoma, fibrosarcoma, sarcoma de Ewing), plasmocitoma solitário do osso e linfoma primário do osso. Tumores ósseos benignos que podem apresentar-se como lesões líticas incluem hemangiomas, vários tipos de cistos, lipomas, granulomas eosinofílicos, endocondroma, fibroma não ossificante, e tumor de células gigantes do osso. Condições benignas que podem se apresentar como uma lesão óssea solitária esclerosada incluem uma ilha óssea (enostose), encondroma calcificado, osteoma osteóide, infarto ósseo, displasia fibrosa e doença de Paget.

Quanto ao quadro clínico, a dor é o sintoma mais comum. Os sintomas neurológicos também podem ocorrer nestes pacientes, causando compressão da medula espinhal ou instabilidade vertebral. Os sintomas podem incluir déficits neurológicos, incluindo fraqueza motora e paralisia, déficits sensoriais, intestino e disfunção da bexiga e ataxia. Tipicamente, os déficits resultam de um tumor de tecido mole comprimindo a medula espinal ou a cauda equina, e não da fratura patológica. Os pacientes com metástases ósseas osteolíticas podem também apresentar hipercalcemia.

 

Referências

Theriault RL, Theriault RL. Biology of bone metastases. Cancer Control 2012; 19:92.

 

Tubiana-Hulin M. Incidence, prevalence and distribution of bone metastases. Bone 1991; 12 Suppl 1:S9.

 

Mundy GR. Metastasis to bone: causes, consequences and therapeutic opportunities. Nat Rev Cancer 2002; 2:584.

 

Aaron AD. The management of cancer metastatic to bone. JAMA 1994; 272:1206.

Comentários

Por: Daniel de Melo Costa em 08/03/2016 às 02:00:26

"Acredito que uma descrição com mais detalhes da história do caso clínico, com a descrição ao menos de uma inspeção e palpação da coluna fosse interessante, bem como um seguimento, não em PS obviamente."

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.