FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Imagem em cunha em paciente com LES

Autor:

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 22/04/2016

Comentários de assinantes: 0

Paciente de 31 anos, com LES e antecedente de síndrome de anticorpos antifosfolípides, em uso de prednisona 40 mg ao dia e cloroquina, com quadro de dispneia há dez dias e febre de 37,9 graus, história de atividade renal de LES com creatinina de 2,2 mg/dl e proteinúria nefrótica. Na investigação realizou TC de tórax que apresentou as seguintes imagens em base, o restante do parênquima normal.

Como a paciente tinha disfunção renal, a TC foi sem constraste, mas foi evidente a presença de múltiplas cunhas em base e considerando o antecedente de síndrome de anticorpos antifosfolípides e síndrome nefrótica, o diagnóstico aventado foi de tromboembolismo pulmonar. Com a realização de ultrassonografia Doppler de membros inferiores confirmando presença de TVP foi feito diagnóstico presumível de TEP e iniciado o tratamento.

 

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.