FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Abscesso hepático

Autor:

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 17/05/2016

Comentários de assinantes: 0

Paciente do sexo masculino com 44 anos de idade, etilista, com quadro de febre há 20 dias de até 38,5 graus. Apresenta ainda quadro de dor abdominal em hipocôndrio direito e há três dias com icterícia. Os exames laboratoriais mostram leucocitose com 17.000 leucócitos, com fosfatase alcalina aumentada e bilirrubina discretamente elevada. O exame ultrassonográfico mostrou alterações não conclusivas e a TC de abdome mostrou a seguinte alteração:

 

 

 

 

A TC mostra uma coleção com edema local com loculações aparentes, imagem compatível com a presença de abscesso hepático. O abscesso hepático cursa em mais de 90% dos pacientes com febre, que costuma ser arrastada. Outros sintomas incluem dor abdominal, pode ocorrer percussão abdominal dolorosa (sinal de Torres-Homem). Como essa lesão é ocupadora de espaço hepático, é esperado aumento de enzimas canaliculares e bilirrubinas aumentam em cerca de 50% dos casos.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.