FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Diagnóstico Diferencial de Silicose e Tuberculose

Autor:

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 17/06/2016

Comentários de assinantes: 0

Paciente de 62 anos de idade com história de perda de peso e tosse há quatro meses. A radiografia de tórax revelou múltiplas cavitações e gânglios calcificados. Realizou múltiplas pesquisas de escarro com pesquisa de tuberculose negativos. Antecedente de trabalhar em construção civil por dez anos. Realizou broncoscopia com lavado broncoalveolar também com resultado negativo para tuberculose.

 

A imagem radiológica é a seguinte:

 

 

 

 

 

A história e achados radiográficos sugerem o diagnóstico de uma forma de pneumoconiose, que é a silicose. O diagnóstico da silicose baseia-se na história de exposição à sílica e nas alterações radiológicas características. A radiografia de tórax mostra opacidades intersti­ciais, irregulares, com predomínio em campos pulmonares superiores. Na forma complicada, esse quadro radiológico é complementado por intensa formação de nódulos em ápices. A associação de tuberculose e silicose é importante, com risco de tuberculose nesses pacientes cerca de cinco vezes maior.

Neste paciente, apesar de escarros negativos e lavado broncoalveolar negativo, uma pesquisa no escarro colhida após o lavado broncoalveolar foi positiva, o que é um achado não infrequente, pois após a mobilização de secreções de vias aéreas com o lavado broncoalveolar aumenta a positividade da pesquisa de escarro para tuberculose.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.