FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Diverticulite de sigmoide

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 18/10/2016

Comentários de assinantes: 0

           

               Quadro Clínico

Mulher de 63 anos procurou o departamento de emergência com dor abdominal intensa, mal localizada, apresentando evolução do quadro há três dias. O exame físico foi pouco esclarecedor, mas a paciente apresentava sinais de sepse. Foram colhidos exames; a paciente recebeu uma dose de ceftriaxone e metronizadol, e a seguir foi submetida à tomografia de abdômen (imagem 1).

Imagem 1 – Tomografia de abdômen

 

 

Discussão

O laudo da tomografia traz a seguinte descrição: divertículo de dimensões aumentadas e paredes espessadas no cólon sigmoide, associado a espessamento parietal cólico e densificação dos planos gordurosos pericólicos. Portanto, trata-se de diverticulite de sigmoide. A diverticulite aguda é definida como a inflamação e/ou infecção de um divertículo.

Entre as características clínicas dos pacientes com diverticulite aguda, a idade média é de 63 anos; porém, em 16 % das internações os pacientes têm menos de 45 anos de idade. A dor abdominal é a queixa mais comum em pacientes, sendo no lado esquerdo em aproximadamente 85% dos casos; no entanto, os pacientes podem apresentar dor no quadrante inferior direito ou dor suprapúbica. Entre os sintomas associados à doença, os pacientes podem apresentar febre baixa, náuseas, vômitos, obstipação e diarreia. Um a cada quatro pacientes com diverticulite aguda apresentam complicações agudas, como obstrução intestinal, abscessos, fístulas, ou uma perfuração do cólon para o peritônio.

 

Bibliografia

1. Etzioni DA, Mack TM, Beart RW Jr, Kaiser AM. Diverticulitis in the United States: 1998-2005: changing patterns of disease and treatment. Ann Surg 2009; 249:210.

2. Jacobs DO. Clinical practice. Diverticulitis. N Engl J Med 2007; 357:2057.

 

 

 

 

 

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.