FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Paciente com Endocardite Estafilocóccica e Vasculite

Autor:

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 27/06/2017

Comentários de assinantes: 0

Paciente de 35 anos de idade, com antecedente de estenose mitral e troca valvar, por válvula biológica há 10 anos. Vem evoluindo com quadro de dor progressiva em membros inferiores há 1 mês, com piora na deambulação, com 3 semanas de aparecimento de hiperemia do membro inferior e, posteriormente, cianose, sobretudo relacionada à exposição ao frio. Evoluiu com hiperemia local e, há 1 semana, com aparecimento de lesões cutâneas em extremidades; apresenta, junto a esse quadro, episódios de febre de até 38,8º.

Ao exame, apresentava: regular estado geral (REG), corado, hidratado; pressão arterial (PA), 110x70mmHg; frequência cardíaca (FC), 125bpm; temperatura, 38,1º; ausculta respiratória, MV+, sem RA; Ap CV, 2BRNF, com sopro sistólico e diastólico 2+/6+; extremidades: cianose de extremidades, com pulsos preservados.

 

As lesões do paciente podem ser observadas nas Figuras 1 e 2.

 

Figura 1 - Lesões do paciente.

 

Figura 2 - Lesões do paciente.

 

Trata-se de paciente com antecedente de febre reumática com sequela de cardite reumática e troca valvar prévia. Apresenta quadro de febre e aparecimento de hiperemia e cianose em membros inferiores com descrição e observação, no serviço de emergência, de fenômeno de Raynaud. As lesões cutâneas são sugestivas de vasculite cutânea, com necrose central.

A principal hipótese, nesse caso, é de endocardite bacteriana, que pode cursar com fenômenos autoimunes como vasculite. Posteriormente, houve crescimento de Staphylococcus aureus em hemocultura e presença de vegetação em ecocardiograma transesofágico, que confirmou o diagnóstico.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.