FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Paciente de 63 Anos de Idade do Sexo Masculino

Autor:

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 13/09/2018

Comentários de assinantes: 0

Paciente de 63 anos de idade, do sexo masculino, com antecedente de insuficiência renal crônica (IRC) não dialítica, apresentando-se com quadro subagudo de tosse e dispneia e, há 2 dias, oligúrico. Ao exame físico, tinha edema em membros inferiores 2+/6+; pressão arterial (PA), 185x115mmHg; frequência cardíaca (FC), 28BPM; SaO2 84%.

Devido a fatores como antecedente de disfunção renal, níveis pressóricos elevados e edema periférico, acreditou-se que o paciente apresentava quadro de congestão pulmonar. Apresentava também: creatinina, 5,4mg/dL; ureia, 132mg/dL; ultrassonografia (USG) com dilatação de vias urinárias, passado sonda vesical. Realizou raio X (RX) de tórax, conforme a Figura 1, e tomografia computadorizada (TC), conforme a Figura 2.

 

RX: raio X.

Figura 1 - RX de tórax, com área cardíaca normal e padrão de infiltrado retículo nodular bilateral e sugestivo de áreas com solidação à direita.

 

TC: tomografia computadorizada.

Figura 2 - TC de tórax.

 

A TC demonstrou infiltrado retículo nodular e áreas de broncograma aéreo com consolidação. Foi introduzida a antibioticoterapia com ceftriaxona e macrolídeo com melhora parcial; realizado lavado broncoalveolar com cultura que demonstrou crescimento na cultura positiva para streptococcus pneumoniae e BAAR positivo.

Foi introduzido esquema 1E para tratamento da tuberculose e estendida a antibioticoterapia por 21 dias com melhora dos sintomas. A disfunção renal teve melhora significativa (creatinina de 2,3mg/dL) após medidas de suporte clínica e sondagem vesical. A próstata apresentava 65g, e foi programada uma intervenção ambulatorial posterior.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.