FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Paciente de 44 Anos de Idade do Sexo Masculino com Antecedente de Hanseníase

Autor:

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 03/07/2019

Comentários de assinantes: 0

Imagem de paciente do sexo masculino, de 44 anos de idade, com antecedente de hanseníase em acompanhamento em ambulatório de dermatologia. Procurou o departamento de emergência com quadro de dor lombar e febre, com diagnóstico final de pielonefrite.

Apresenta, em fácies, lesões secundárias à hanseníase, conforme mostra a Figura 1.

 

 

Figura 1 - Lesões secundárias à hanseníase.

 

O paciente apresenta a chamada “hanseníase virchowiana”. As lesões nessa forma clínica são polimórficas. No início, são discretas, em geral com manchas hipocrômicas, numerosas, maldelimitadas. Com o tempo, se tornam eritematosas, acastanhadas e infiltradas. Posteriormente, e de forma lenta, começam a surgir pápulas, nódulos e placas de forma comumente simétrica.

Os pacientes apresentam, então, infiltração difusa de face, pavilhões auriculares, e podem apresentar perda de pelos da sobrancelha. Em sua forma mais avançada, manifestam as chamadas fácies leoninas, como é o caso desse paciente.

Nessa fase, a baciloscopia é normalmente positiva com teste de Mitsuda negativo. A derme é ocupada por infiltrado de histiócitos com citoplasma amplo, claro e vacuolado (células de Virchow). Essas células apresentam numerosos bacilos de Hansen no seu interior.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.