FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Indicadores de Qualidade no Manejo da Cirrose

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 22/11/2010

Comentários de assinantes: 0

Um painel de indicadores de qualidade para avaliação da qualidade da assistência em pacientes com cirrose [Link para o Abstract]

 

Fator de Impacto (Clinical Gastroenterology and Hepatology): 5,6

 

Contexto

A cirrose é uma condição prevalente e de alto custo. Cada vez mais vem se falando de qualidade em saúde, e como há muita inconsistência no manejo de pacientes com cirrose, foi estabelecido um conjunto de indicadores de qualidade (IQ) para seu tratamento. Um painel de 11 especialistas (entre gastroenterologistas e hepatologistas) revisaram possíveis indicadores de qualidade com base na literatura vigente. Utilizando uma escala de 9 pontos (que ia de 1=não apropriado a 9=mais apropriado), com discussão posterior entre todos os participantes, foi selecionada uma lista de IQ para o manejo da cirrose (a mediana dos IQ escolhidos foi > 7 com base na escala de 1 a 9 que foi utilizada).

 

Resultados e Comentários

A partir de 169 possíveis IQ, foram escolhidos 41. Estes IQ cobrem 6 domínios: ascite (13 IQ), sangramento de varizes (18 IQ), encefalopatia hepática (4 IQ), câncer hepatocelular (1 IQ), transplante hepático (2 IQ) e cuidados gerais na cirrose (1 IQ).

Pra viabilizar o uso desses IQ na prática diária, os líderes do estudo selecionaram os 9 mais importantes indicadores (os IQ que receberam as mais altas pontuações por pelo menos metade dos participantes). Estes 9 IQ são os que mais refletem benefício para o paciente (Tabela 1).

 

Tabela 1: Indicadores de Qualidade para o Manejo da Cirrose

Domínio

Indicador de qualidade

Ascite

Pacientes hospitalizados com ascite que tem contagem de células no líquido ascítico = 250 PMN devem receber antibiótico empírico em até 6h a partir do resultado do exame (até 24h para pacientes ambulatoriais)

Pacientes com ascite de moderada a severa e função renal normal devem ter prescrição de restrição de sal e diuréticos

Pacientes admitidos no hospital com ascite e encefalopatia devem ter paracentese diagnóstica feita

Sangramento de varizes

Pacientes cirróticos que sobreviveram a uma hemorragia de varizes aguda devem receber um dos seguintes tratamentos:

Ligação de varizes por endoscopia (LVE) a cada 1 a 2 semanas até a obliteração

Betabloqueadores

Uma combinação de LVE com betabloqueadores

Pacientes cirróticos com varizes esofágicas sangrantes devem receber LVE ou escleroterapia no momento da endoscopia índice

Pacientes cirróticos que se apresentem co sangramento digestivo alto devem fazer endoscopia em até 24h

Câncer hepatocelular

Pacientes cirróticos devem fazer pesquisa para câncer hepatocelular fazendo imagem associada ou não a dosagem de alfafetoproteína de 6/6m ou 12/12m

 

O desenvolvimento de medidas de qualidade é algo que cada vez mais estará presente em nosso dia-a-dia. São importantes ferramentas para ajudar na melhoria dos processos. Com certeza são necessários estudos para definir a possibilidade de utilização dessa escala na prática. Além disso, é possível utilizar uma escala como essa para medir se a adesão aos padrões de qualidade indicados levam a melhores desfechos para os pacientes (este é o ponto fundamental na escolha de indicadores de qualidade na assistência).

 

Bibliografia

1.    Kanwal F et al. An explicit quality indicator set for measurement of quality of care in patients with cirrhosis. Clin Gastroenterol Hepatol 2010 Aug; 8:709 [Link para o Abstract]

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.