FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

APÊNDICE – Listas de verificação dos padrões de controle de infecções

Última revisão: 26/09/2013

Comentários de assinantes: 0

 Versão original publicada na obra Manual de Controle de Infecções da APIC/JCAHO. Porto Alegre: Artmed, 2008.

 

 

A lista de verificação a seguir fornece meios para avaliar a adesão aos padrões de acreditação da Joint Commission aplicáveis ao controle de infecções (ver Cap. “Estudo, Prevenção e Controle de Infecções” do manual de acreditação da JCAHO). Essa lista deve ser usada em conjunto com as atividades de avaliação, monitoramento e melhorias. Além disso, ela avalia os elementos de desempenho de cada padrão. Antes dela, será apresentada uma relação de padrões para referência.

 

Padrões Internos para Estudo, Prevenção e Controle de Infecções

Nota: Intencionalmente, os padrões e a lista de verificação a seguir não se aplicam de forma específica a determinado tipo de instalação hospitalar de assistência à saúde. As organizações devem consultar os respectivos manuais de acreditação para verificar as expectativas de adesão ou a aplicabilidade às suas próprias peculiaridades.

 

Padrões

Veja a seguir a lista de todos os padrões do capítulo sobre controle de infecções.

 

CI.1.10 O risco de desenvolvimento de infecções associadas à assistência à saúde pode ser minimizado mediante programas organizacionais de controle de infecções.

 

CI.2.10 Os programas de controle de infecções identificam continuamente os riscos de contração e aquisição de agentes infecciosos.

 

CI.3.10 Com base nos riscos, as organizações têm condições de definir prioridades e estabelecer metas para impedir o desenvolvimento de infecções associadas à assistência médica dentro dos hospitais.

 

CI.4.10 Depois da definição das prioridades, as organizações devem implementar estratégias para o cumprimento das metas.

 

CI.5.10 Os programas de controle de infecções avaliam a eficiência das intervenções e, se necessário, redesenham as intervenções aplicáveis ao controle de infecções.

 

CI.6.10 Como parte das atividades da administração de emergências, as organizações devem se preparar para responder aos afluxos, ou risco de afluxos, de pacientes infectados.

 

CI.7.10 Os programas de controle de infecções devem ser administrados com eficiência.

 

CI.8.10 Componentes e funções relevantes dentro das organizações contribuem na implementação dos programas de controle de infecções.

 

CI.9.10 Os líderes das organizações devem a alocar recursos adequados aos programas de controle de infecções.

 

Padrão CI.1.10

Pontuação da Norma:     ____ Atende     ____ Não Atende

Perguntas para Avaliação

Nível de Adesão

Evidência da Adesão

Plano de Ação / Medida de Eficiência (se necessário)

Data

1.    Foi implementado um programa de controle de infecções em nível organizacional?

B (ED 1)

 

 

 

 

2.    Os indivíduos e as respectivas posições têm autoridade para tomar providências para evitar ou controlar a aquisição e transmissão de agentes infecciosos identificados?

B (ED 2)

 

 

 

 

3.    Todos os componentes e as funções organizacionais aplicáveis estão integrados no programa de controle de infecções?

B (ED 3)

 

 

 

 

4.    Os sistemas estão prontos para divulgar a profissionais independentes licenciados, equipes, estudantes, trainees, voluntários e, se necessário, a visitantes, pacientes e famílias temas relacionados a prevenção e controle de infecções, incluindo a responsabilidade de cada um em evitar a disseminação de infecções dentro da organização?

B (ED 4)

 

 

 

 

5.    A organização possui sistemas para divulgar informações sobre estudo, prevenção e controle de infecções para:

      Equipes internas

      Autoridades federais, estaduais e municipais de saúde pública, de acordo com as leis e os regulamentos

      Juntas de acreditação (ver as seções “Eventos Sentinelas” e “Metas Nacionais de Segurança dos Pacientes” no Manual de Acreditação)

      Organizações que encaminham ou recebem pacientes, nos casos de transferências ou encaminhamentos em que a presença de infecções associadas à assistência à saúde não era conhecida no momento em que foram transferidos ou encaminhados?

B (ED 5)

 

 

 

 

6.    Os sistemas estão preparados para investigar os surtos de doenças infecciosas?

B (ED 6)

 

 

 

 

7.    As políticas e os procedimentos aplicáveis estão à disposição dos usuários em toda a organização?

B (ED 7)

 

 

 

 

8.    A organização possui um plano formal de controle de infecções que inclua:

      Descrição de riscos priorizados

      Descrição das metas do programa de controle de infecções

      Descrição das estratégias organizacionais para minimizar, reduzir ou eliminar os riscos priorizados

      Descrição da forma de avaliação das estratégias?

B (ED 9)

Nota: Os planos formais são documentos concisos e úteis, preparados antecipadamente com a finalidade de identificar necessidades, apresentar listas de estratégias para atender a essas necessidades e definir metas e objetivos. O formato dos “planos” inclui descrições, políticas e procedimentos, protocolos, orientações práticas, caminhos clínicos e mapas ou a combinação desses componentes.

 

 

 

 

Padrão CI.2.10

Pontuação da Norma:        ____ Atende            ____ Não Atende

Perguntas para Avaliação 

Nível de Adesão

Evidência da Adesão

Plano de Ação / Medida de Eficiência (se necessário)

Data

1.    A organização consegue identificar riscos de transmissão e aquisição de agentes infecciosos com base nos fatores abaixo:

      Localização geográfica e ambiente comunitário, programa/serviços prestados e características da população atendida;

      Resultados da análise dos dados sobre prevenção e controle de infecções; e

      Atendimento, tratamento e serviços prestados?

B (ED 1)

 

 

 

 

2.    São feitas revisões formais da análise de risco pelo menos uma vez por ano ou sempre que ocorrer alguma alteração nos fatores mencionados (ver ED 1)?

A (ED 2)

 

 

 

 

3.    As atividades dos estudos, incluindo coleta e análise de dados, utilizadas na identificação de riscos de prevenção e controle referem-se a:

      Pacientes;

      Profissionais independentes licenciados, equipes, voluntários, estudantes e trainees

      Visitantes e famílias?

B (ED 3)

 

 

 

 

Padrão CI.3.10

Pontuação da Norma:        ____ Atende            ____ Não Atende

Perguntas para Avaliação 

Nível de Adesão

Evidência da Adesão

Plano de Ação / Medida de Eficiência (se necessário)

Data

1.    As prioridades e as metas estabelecidas para evitar a aquisição e a transmissão de agentes potencialmente infecciosos foram desenvolvidas com base em riscos identificados?

B (ED 1)

 

 

 

 

2.    As metas com a finalidade de evitar a aquisição e a transmissão de agentes potencialmente infecciosos, desenvolvidas com base em riscos identificados, incluem, mas não se limitam a, exposição desprotegida a patógenos em toda a organização?

A (ED 2)

 

 

 

 

3.    As metas com a finalidade de evitar a aquisição e a transmissão de agentes potencialmente infecciosos, desenvolvidas com base em riscos identificados, incluem, mas não se limitam a, incentivar a higiene das mãos?

A (ED 3)

 

 

 

 

4.    As metas com a finalidade de evitar a aquisição e a transmissão de agentes potencialmente infecciosos, desenvolvidas com base em riscos identificados, incluem, mas não se limitam a, incentivar atividades que minimizem o risco de transmissão de infecções associadas a procedimentos, equipamentos e dispositivos médico-hospitalares?

A (ED 5)

 

 

 

 

Padrão CI.4.10

Pontuação da Norma:        ____ Atende            ____ Não Atende

Perguntas para Avaliação 

Nível de Adesão

Evidência da Adesão

Plano de Ação / Medida de Eficiência (se necessário)

Data

1.    O objetivo das intervenções é incorporar orientações relevantes às atividades de prevenção e controle de infecções?

B (ED 1)

Nota: Os exemplos de orientações incluem aqueles sugeridos pelo Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC), pelo Healthcare Infection Control Practices Advisory Committee (HICPAC) e pelo National Quality Forum (NQF).

 

 

 

 

2.    As intervenções implementadas incluem programas organizacionais de higiene das mãos que atendam às orientações atuais do CDC (National Patient Safety Goal 7, Exigência 7A)?

A (ED 2)

 

 

 

 

3.    As intervenções implementadas incluem métodos para reduzir riscos associados a procedimentos, equipamentos e dispositivos médico-hospitalares, tais como:

      Estocagem adequada, limpeza, desinfecção, esterilização e descarte de materiais e equipamentos;

      Reutilização de equipamentos descartáveis de maneira consistente com as normas profissionais e regulamentares; e

      Uso adequado de equipamentos de proteção individual?

B (ED 3)

 

 

 

 

4.    A implementação de precauções aplicáveis, quando necessárias, baseia-se em:

      Potencial de transmissão;

      Mecanismo de transmissão;

      Instalação onde ocorrem os atendimentos, tratamentos e serviços; e

      Surgimento e ressurgimento de patógenos na comunidade que possam afetar a organização?

B (ED 4)

 

 

 

 

5.    As intervenções implementadas que incluam triagem para exposição e imunidade a doenças infecciosas com as quais profissionais independentes licenciados, equipes, estudantes, trainees e voluntários possam entrar em contato no exercício das respectivas funções estão disponíveis?

C (ED 5)

 

 

 

 

6.    Existem intervenções implementadas que incluam encaminhamento para avaliação, testes de potencial, imunização e profilaxia/tratamento e orientação de profissionais independentes licenciados, equipes, estudantes, trainees e voluntários que tenham sido identificados como possíveis portadores de doença infecciosa ou sob risco de doença infecciosa que possam colocar em risco a população atendida?

C (ED 6)

 

 

 

 

7.    Existem intervenções implementadas que incluam encaminhamento para avaliação, testes de potencial, imunização, profilaxia/tratamento e orientação de pacientes, estudantes, trainees e voluntários que tenham sido expostos a doença(s) infecciosa(s) na organização e profissionais independentes licenciados ou equipes que tenham sido ocupacionalmente expostos?

C (ED 7)

 

 

 

 

8.    As intervenções implementadas incluem a redução de riscos associados aos animais trazidos para a organização?

B (ED 8)

 

 

 

 

Padrão CI.5.10

Pontuação da Norma:        ____ Atende            ____ Não Atende

Perguntas para Avaliação 

Nível de Adesão

Evidência da Adesão

Plano de Ação / Medida de Eficiência (se necessário)

Data

1.    A organização avalia e revisa formalmente as metas e o programa de controle de infecções (ou partes do programa) pelo menos uma vez por ano e sempre quando há mudanças significativas nos riscos?

A (ED 1)

 

 

 

 

2.    A avaliação contempla alterações no escopo do programa de controle de infecções (p. ex., alterações resultantes da introdução de novos serviços ou de novos locais de atendimento)?

B (ED 2)

 

 

 

 

3.    A avaliação contempla alterações nos resultados da análise de risco do programa de controle de infecções?

B (ED 3)

 

 

 

 

4.    A avaliação contempla problemas que surgem e ressurgem na comunidade de saúde com potencial para afetar a a organização (p. ex., agentes altamente) infecciosos)?

B (ED 4)

 

 

 

 

5.    A avaliação contempla medições de eficiência ou ineficácia de intervenções para prevenir e controlar infecções?

B (ED 5)

 

 

 

 

6.    A avaliação contempla respostas a problemas levantados pelas lideranças e por outros indivíduos da organização?

B (ED 6)

 

 

 

 

7.    A avaliação contempla a evolução de orientações relevantes para a prevenção e o controle de infecções que se baseiam em evidências, ou na ausência de evidências, no consenso entre especialistas?

B (ED 7)

 

 

 

 

Padrão CI.6.10

Pontuação da Norma:        ____ Atende            ____ Não Atende

Perguntas para Avaliação 

Nível de Adesão

Evidência da Adesão

Plano de Ação / Medida de Eficiência (se necessário)

Data

1.    A organização possui planos de respostas ao afluxo ou ao risco de afluxo de pacientes infectados?

B (ED 1)

 

 

 

 

2.    A organização possui planos para administrar afluxos contínuos de pacientes potencialmente infectados por longos períodos de tempo?

B (ED 2)

 

 

 

 

3.    A organização:

      Determina como se manter a par das informações atuais sobre emergência de epidemias ou de novas infecções que possam resultar no acionamento de respostas;

      Determina como divulgar informações críticas para as equipes e outros profissionais-chave;

      Identifica recursos na comunidade (pelos sistemas federais, estaduais e municipais de saúde pública) para obter informações adicionais?

B (ED 3)

 

 

 

 

Padrão CI.7.10

Pontuação da Norma:        ____ Atende            ____ Não Atende

Perguntas para Avaliação 

Nível de Adesão

Evidência da Adesão

Plano de Ação / Medida de Eficiência (se necessário)

Data

1.    A organização atribui responsabilidades na gestão das atividades do programa de controle de infecções a um ou mais indivíduos cujo mix de número, competências e habilidades seja determinado pelas metas e pelos objetivos das atividades de controle?

A (ED 1)

 

 

 

 

2.    A qualificação do(s) indivíduo(s) responsável(eis) pela gestão do programa de controle de infecções é determinada pelos riscos inerentes ao atendimento, tratamento e serviços prestados, pela população de pacientes da organização e pela complexidade das atividades?

B (ED 2)

Nota: As qualificações podem ser obtidas por meio de educação, treinamento, experiência e certificação (como a certificação expedida pelo Certification Board for Infection Control [CBIC]) na prevenção e controle de infecções.

 

 

 

 

3.    Esse(s) indivíduo(s) coordena(m) todas as atividades de prevenção e controle de infecções na organização?

B (ED 3)

 

 

 

 

4.    Esse(s) indivíduo(s) facilita(m) o monitoramento contínuo da eficácia das intervenções e das atividades de prevenção e controle?

B (ED 4)

 

 

 

 

Padrão CI.8.10

Pontuação da Norma:        ____ Atende            ____ Não Atende

Perguntas para Avaliação 

Nível de Adesão

Evidência da Adesão

Plano de Ação / Medida de Eficiência (se necessário)

Data

1.    Os líderes da organização, juntamente com os profissionais independentes licenciados, equipes médicas e outras equipes de atendimento direto e indireto (incluindo, quando aplicável, administração, engenharia de construção e manutenção, serviços de alimentação, limpeza, laboratório, farmácia e serviços de esterilização) colaboram continuamente com o(s) indivíduo(s) qualificado(s) responsável(is) pela gestão do programa de controle de infecções?

B (ED 1)

 

 

 

 

2.    Esses representantes participam de atividades como:

      Desenvolvimento de estratégias para o papel de cada componente ou função do programa de controle de infecções;

      Avaliação da adequação dos recursos humanos, físicos, financeiros e de informação alocados para dar suporte às atividades de prevenção e controle de infecções;

      Avaliação geral do sucesso ou do fracasso de processos-chave para evitar e controlar infecções; e

      Revisão do programa de controle de infecções para melhorar os resultados?

B (ED 2)

 

 

 

 

Padrão CI.9.10

Pontuação da Norma:        ____ Atende            ____ Não Atende

Perguntas para Avaliação 

Nível de Adesão

Evidência da Adesão

Plano de Ação / Medida de Eficiência (se necessário)

Data

1.    A eficiência das atividades de prevenção e controle de infecções da organização é revista continuamente e as descobertas são registradas no programa integrado de segurança dos pacientes pelo menos uma vez por ano?

A (ED 1)

 

 

 

 

2.    Há sistemas adequados para acessar informações de suporte para as atividades de prevenção e controle de infecções?

B (ED 2)

 

 

 

 

3.    O suporte laboratorial para as atividades de prevenção e controle de infecções é adequado?

B (ED 3)

 

 

 

 

4.    Há materiais e equipamentos adequados para dar suporte às atividades de prevenção e controle de infecções?

B (ED 4)

 

 

 

 

 

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.