FECHAR

MedicinaNET

Home

Uso de ultrassonografia para diagnóstico de pneumonia em adultos

Especialidades: Medicina de Emergência / Radiologia / Pneumologia / Infectologia

 

Contexto Clínico

         O uso de ultrassonografia (USG) pelo emergencista já é uma realidade fora do Brasil, e vem ganhando cada vez mais espaço por ser um exame de baixo custo e de baixo risco para o paciente. Basta haver um médico emergencista treinado para suas aplicações. 

         Uma situação que ainda não é recomendada em diretrizes é o uso de USG para diagnóstico de pneumonia, ao invés de se usar exames com radiação, seja a radiografia simples ou a tomografia computadorizada. Apresentaremos uma metanálise a respeito da acurácia do USG para diagnóstico de pneumonia em adultos.

 

O Estudo

         Este é um estudo de revisão sistemática com metanálise a respeito da acurácia do USG contra a radiografia simples de tórax e a tomografia de tórax,  frente ao diagnóstico clínico de pneumonia em adultos de 18 anos ou mais.

         Dentre um grande levantamento de quase 3000 artigos, apenas 10 foram selecionados, computando um total de 1172 participantes, que foram um misto de pacientes de enfermaria, de pronto-socorro e de UTI. Na maior parte dos estudos, o USG foi feito por profissionais altamente qualificados, cujo tempo médio gasto por exame foi de 13 min.

          A sensibilidade e especificidade para o diagnóstico de pneumonia com USG foi de 94% e 96% respectivamente. O Valor Preditivo Positivo e Negativo foram respectivamente de 16,8 e 0,07. A área sob a curva ROC foi de 0,99.

 

Aplicações Práticas

         Esta metanálise traz uma importante conclusão: o USG é de grande valia no diagnóstico de pneumonia em adultos. Basta que se tenha um profissional treinado para sua realização. Podemos ver que os parâmetros como sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo e negativo  foram índices excelentes, o que pode ser concluído pela área de 0,99 na curva ROC.

         O USG é um exame de fácil realização, barato e de baixo risco para o paciente. Com esta metanálise podemos concluir que ele pode e deve ser usado com este propósito de diagnosticar pneumonia em adultos, principalmente porque os riscos para os pacientes são mínimos. Os hospitais devem investir no treinamento de emergencista para seu uso, uma vez que além de tudo, o exame poupa custos, e provavelmente impacta em tempo de diagnóstico, já que pode ser feito à beira leito.

 

Bibliografia

Chaves MA, et al. Lung ultrasound for the diagnosis of pneumonia in adults: a systematic review and meta-analysis. Respir Res. 2014 Apr 23;15(1):50. [Epub ahead of print]. (link para o artigo).