FECHAR

MedicinaNET

Home

Trombectomia em AVC no SUS

Contexto Clínico

 

Ensaios clínicos randomizadosenvolvendo pacientes com AVC estabeleceram que os resultados clínicos podem sermelhorados com o uso de trombectomia para oclusão de grandes vasos. Essesensaios foram realizados em países de alto renda e tiveram efeitos limitados naprática médica em países de baixa e média renda.

 

O Estudo

 

Este é um ensaioclínico randomizado no qual os pesquisadores avaliaram a segurança e a eficáciada trombectomia no sistema público de saúde do Brasil. Em 12 hospitaispúblicos, os pacientes com oclusão intracraniana proximal na circulaçãoanterior que poderia ser tratada dentro de 8 horas após o início dos sintomasdo AVC foram aleatoriamente designados em uma proporção de 1:1 para receberatendimento padrão mais trombectomia mecânica (grupo de trombectomia) ou apenastratamento padrão (grupo controle). O desfecho primário foi a pontuação na Escalade Rankin modificada (variação de 0 [sem sintomas] a 6 [morte]) aos 90 dias.

Foramincluídos 300 pacientes, incluindo 79 que foram submetidos a trombectomiadurante um período de roll-in aberto. Aproximadamente 70% nos doisgrupos receberam alteplase intravenosa. O estudo foi interrompido precocementedevido à eficácia, quando 221 dos 690 pacientes planejados foram submetidos àrandomização (111 no grupo de trombectomia e 110 no grupo de controle). A oddsratio para melhor distribuição dos escores na Escala de Rankin modificadaaos 90 dias foi de 2,28 (intervalo de confiança [IC] de 95%, 1,41-3,69; P =0,001), favorecendo a trombectomia. A porcentagem de pacientes com pontuação naEscala de Rankin modificada de 0 a 2, significando ausência de déficitneurológico ou déficit neurológico menor, foi de 35,1% no grupo de trombectomiae de 20,0% no grupo controle (diferença: 15,1 pontos percentuais; IC 95%, 2,6-27,6).Hemorragia intracraniana assintomática ocorreu em 51,4% dos pacientes do grupode trombectomia e em 24,5% dos pacientes do grupo controle; hemorragiaintracraniana sintomática ocorreu em 4,5% dos pacientes em cada grupo.

 

Aplicação Prática

 

Neste estudorandomizado realizado no sistema público de saúde do Brasil, o tratamentoendovascular dentro de 8 horas após o início dos sintomas do AVC em conjuntocom o tratamento padrão resultou em melhores resultados funcionais em 90 diasdo que o tratamento padrão sozinho. Financiado pelo Ministério da Saúde doBrasil. Este ensaio clínico oferece uma importante visão da possibilidade de seconseguir resultados positivos de intervenções mais complexas mesmo dentro doambiente do SUS, reproduzindo o que é encontrado em ensaios clínicos feitos emambientes de países mais desenvolvidos economicamente.

O desfechoavaliado neste estudo não é mortalidade, mas ainda sim é algo de extremaimportância no contexto de tratamento do AVC na fase aguda, que é a evolução defuncionalidade no médio prazo, algo de extrema importância ao paciente.Esperamos que estudos como este possam inspirar mais investimentos no SUS.

 

Bibliografia

 

1.            Martins SH et al. Thrombectomy for Stroke inthe Public Health Care System of Brazil. N Engl J Med 2020; 382:2316-2326.