FECHAR

MedicinaNET

Home

Eletrocardiograma 73

Quadro Clínico

Homem de 59 anos, etilista, deu entrada no pronto socorro com tontura e dor epigástrica.

 

Eletrocardiogramas do paciente

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ver diagnóstico abaixo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Diagnóstico

Bloqueio AV total na vigência de síndrome isquêmica aguda.

 

INDICAÇÃO  DE  MARCAPASSO - Estimulação Temporária

A estimulação cardíaca temporária é destinada a condições em que se deseja obter a estabilização hemodinâmica do paciente com auxílio do controle da freqüência cardíaca; seu emprego assume um caráter transitório e muitas vezes emergencial, seja porque as condições que ocasionaram a arritmia cardíaca são reversíveis, seja porque o marcapasso provisório será substituído por um sistema implantável.

A estimulação temporária é mantida por um gerador de pulsos externo e por intermédio de eletrodos do tipo externo ou transtorácicos (eletrodos colocados diretamente sobre o tórax do paciente e requerendo alta energia para estimulação do coração); eletrodos transvenosos (posicionados por via venosa e dirigidos ao endocárdio de ventrículo direito, requerendo baixa energia para estimulação); ou eletrodos epimiocárdicos (posicionados sobre o coração usualmente por toracotomia e também requerendo baixa energia para estimulação).

A estimulação temporária comumente está indicada em arritmias associadas a infarto agudo do miocário, após-operatório de cirurgia cardíaca, intoxicações medicamentosas ou exógenas, cirurgias de grande porte nos doentes com distúrbio do sistema de condução e nos pacientes com bradiarritmia, enquanto se aguarda implante do marcapasso definitivo. Além das bradicardias, taquiarritmias também podem requerer tratamento por marcapasso temporário.

As arritmias que preconizam o emprego de um marcapasso temporário em vigência do infarto do miocárdio são: bradicardia sintomática; bradicardia com arritmia ventricular importante; bloqueio A-V de 2º grau tipo Mobitz II; bloqueio A-V de segundo grau tipo Wencke.bach sintomático; bloqueio A-V total; bloqueio de ramo direito e bloqueio da divisão ântero-superior; bloqueio de ramo direito e bloqueio da divisão ântero-inferior; bloqueio de ramo esquerdo e bloqueio A-V de 1º. grau; bloqueio de ramo alternante. 

 

Tabela 1: Indicações de Marcapasso no IAM