FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Trombólise de ACVI em idosos com mais de 80 anos

Autor:

Leonardo da Costa Lopes

Especialista em Geriatria pela SBGG; Médico Colaborador do Serviço de Geriatria do HC-FMUSP; Médico Assistente da Divisão de Clínica Médica do HU-USP

Última revisão: 02/06/2011

Comentários de assinantes: 0

Trombólise para o tratamento do AVCI nos idosos com mais de 80 anos – é seguro?1

 

Área de Atuação: Medicina de Emergência

 

Especialidades: Neurologia, Geriatria, Medicina de Emergência, Clínica Geral 

Contexto Clínico

A trombólise no tratamento do acidente vascular cerebral isquêmico (AVCI) tem sido utilizada com benefícios, mas os estudos randomizados que analisaram sua eficácia habitualmente não incluem idosos com mais de 80 anos de idade. Cerca de 30% dos acometidos por AVCI, entretanto, são pacientes muito idosos. A principal razão para se evitar o uso de trombolítico nesse grupo de pacientes é o receio da maior ocorrência de sangramentos, aumento da mortalidade e agravamento do prognóstico.2 Por outro lado, alguns estudos já observaram que os grandes idosos, apesar do pior prognóstico após a ocorrência de AVCI, não apresentam maior taxa de sangramento cerebral sintomático após trombólise.3

 

O Estudo

Trata-se de um estudo observacional que teve por objetivo avaliar o impacto da idade sobre as respostas no tratamento do AVCI com o trombolítico alteplase. Foi realizada uma comparação entre os resultados obtidos com pacientes não randomizados tratados com alteplase (Registro SITS) e pacientes com AVCI que não receberam trombólise (controles do arquivo VISTA). Foram comparados os desfechos quanto à condição funcional dos participantes após 90 dias de ocorrência do AVCI, quantificada pela escala de Rankin modificada (em que 0 = ausência de sintomas e 6 = morte).

O Registro SITS incluiu 23.334 participantes e o Arquivo VISTA, 6.166 indivíduos. Deste total de 29.500 participantes, 3.472 eram idosos com mais de 80 anos de idade (média 84,6 anos).

A gravidade do AVCI foi, em média, semelhante nos dois grupos antes do tratamento. O grupo tratado com trombólise recebeu alteplase em tempo semelhante tanto no grupo mais idoso quanto no mais jovem (média de 145 minutos). Entre os participantes tratados com trombólise, a pontuação na escala de Rankin modificada foi menor, se comparada aos controles (OR 1,6; IC95% 1,5-1,7). Este efeito foi observado independentemente da idade e sustentado na maior parte das comparações realizadas entre faixas de idade (de 10 em 10 anos), indicando um benefício consistente da trombólise entre 41 e 90 anos. O número necessário para tratar (NNT) visando a obter pontuação na escala de Rankin de 0 a 2 foi de 8,5 para pacientes com até 80 anos e de 8,2 nos idosos com mais de 80 anos de idade.

As taxas de sangramento cerebral sintomático e morte variaram de acordo com o critério utilizado para sua definição. Seguindo a definição da SITS, a incidência foi de 2,5% nos idosos com mais de 80 anos, comparado a 1,9% nos mais jovens (p=0,07). Já segundo os critérios da NINDS (Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e AVC), a incidência de sangramento foi de 11% no grupo mais idoso e de 8,3% no grupo mais jovem (p< 0,001).

 

Aplicações para a Prática Clínica

Este estudo aponta para a eficácia da trombólise na redução do comprometimento funcional de idosos com mais de 80 anos de idade acometidos por AVCI. Revela, portanto, que a idade não é fator de menor resposta à terapia trombolítica, embora esteja associada a mais eventos adversos (sangramento cerebral ou morte).

 

Bibliografia

1.     Mishra NK, Ahmed N, Andersen G, Egido JA, Lindsberg PJ, Ringleb PA et al. Thrombolysis in very elderly people: controlled comparison of SITS International Stroke Thrombolysis Registry and Virtual International Stroke Trials Archive. BMJ. 2010 Nov 23; 341:c6046.

2.     Bateman BT, Schumacher HC, Boden-Albala B, Berman MF, Mohr JP, Sacco RL et al. Factors associated with in-hospital mortality after administration of thrombolysis in acute ischemic stroke patients: an analysis of the nationwide inpatient sample 1999 to 2002. Stroke. 2006 Feb; 37(2):440-6. Erratum in: Stroke. 2007 Feb; 38(2):451.

3.     Engelter ST, Bonati LH, Lyrer PA. Intravenous thrombolysis in stroke patients of > or = 80 versus < 80 years of age – a systematic review across cohort studies. Age Ageing. 2006 Nov; 35(6):572-80.

 

Fator de Impacto da Revista: (BMJ): 12.827

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.