FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Treinamento baseado em música para prevenção de quedas em idosos

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 07/06/2011

Comentários de assinantes: 0

Treinamento baseado em música para prevenção de quedas em idosos

 

Área de Atuação: Medicina Ambulatorial

 

Especialidades: Geriatria / Medicina de Família

  

Contexto clínico

Quedas são a causa de diversas complicações (trauma craniencefálico, fratura de quadril) e até de morte em idosos. Pacientes idosos caem principalmente ao caminhar e realizar outra tarefa de forma concomitante. É necessário criar intervenções que possam ajudar a prevenir quedas em idosos nestas circunstâncias.

 

O estudo

Pesquisadores suíços realizaram um estudo randomizado durante 12 meses em 134 idosos com risco de queda (idade média: 76 anos). Um primeiro grupo de 66 idosos recebeu a intervenção durante os primeiros 6 meses, enquanto os 68 restantes passaram pela intervenção nos 6 meses subsequentes. A intervenção consistia em um programa de exercícios multitarefa progressivamente mais difíceis realizados ao ritmo da música de um piano, que eram feitos durante 1 hora, semanalmente.

Durante os primeiros 6 meses, o grupo que recebeu a intervenção teve diminuição na variabilidade da marcha, além de ter 51% de quedas a menos que o grupo controle. A razão de incidência de quedas comparando o grupo intervenção e o controle foi de 0,46 (IC95% 0,27-0,79), ocorrendo também um menor risco de quedas (risco relativo: 0,61, IC95% 0,39-0,96). O benefício ocorreu também no 2º grupo quando este passou pela intervenção. Mais interessante é que o benefício na variabilidade da marcha no 1º grupo que persistiu nos 6 meses seguintes à intervenção.

 

Aplicações para a prática clínica

Um treinamento simples usando uma intervenção lúdica e barata (o ritmo da música de um piano) foi extremamente benéfico para este grupo de idosos, ocorrendo impacto tanto em número de quedas, quanto no risco destas ocorrerem. É provável que a intervenção tenha que persistir ao longo do tempo para que o benefício perdure, afinal, por se tratar um treinamento, quanto mais for feito, maior o ganho esperado. Infelizmente esta resposta não é dada pelo estudo. Vale ressaltar que é uma intervenção que provavelmente é de fácil aplicabilidade em diversas realidades, inclusive na nossa.

 

Bibliografia

1.     Trombetti A, Hars M, Herrmann FR, Kressig RW, Ferrari S, Rizzoli R. Effect of music-based multitask training on gait, balance, and fall risk in elderly people: A randomized controlled trial. Arch Intern Med 2011 Mar 28; 171:525.

 

Fator de Impacto da Revista (Arch Inter Med): 9,813

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.