FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Suplementação pré-natal de vitamina A e função pulmonar

Autor:

Tatiana Pfiffer Favero

Médica Assistente e Pós-graduanda do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Charité-Universitätsmedizin Berlin, Alemanha.

Última revisão: 28/01/2013

Comentários de assinantes: 0

Suplementação pré-natal de vitamina A e efeitos positivos na função pulmonar

 

Especialidades: Obstetrícia / Pediatria / Pneumologia

 

Resumo

         Estudo prospectivo, placebo-controlado e duplo-cego que objetivou avaliar o impacto da suplementação de vitamina A sobre a função pulmonar de crianças entre 9 e 13 anos de idade. A suplementação foi feita durante o período pré-natal numa coorte de mulheres com carência nutricional.

 

Contexto clínico

         A vitamina A é importante na regulação do desenvolvimento pulmonar e na formação dos alvéolos no período fetal. Os níveis séricos de vitamina A no organismo materno podem ser determinantes na formação alveolar do embrião. Consequentemente, sua deficiência durante o período pré-natal pode implicar efeitos pulmonares adversos e crônicos na vida da criança. O presente trabalho procurou avaliar os efeitos a longo prazo da suplementação de vitamina A ou betacaroteno durante o período perinatal na função pulmonar de crianças, numa população com deficiência crônica de vitamina A.

 

O estudo

         Trata-se de um estudo de coorte, prospectivo, duplo-cego, placebo-controlado realizado numa população rural do Nepal, que examinou crianças de 9 a 13 anos de idade cujas mães receberam suplementação entre 1994 e 1997. Cerca de 1.600 crianças foram consideradas elegíveis para o trabalho, sendo que 1.371 foram submetidas a espirometria para avaliar o volume expiratório forçado em 1 segundo (FEV1) e a capacidade vital forçada (FVC) entre 2006 e 2008. As crianças cujas mães receberam suplementação de vitamina A tiveram um resultado significativamente melhora tanto do FEV1 quanto do FVC em relação às crianças cujas mães que não receberam a vitamina, mesmo após ajuste para outros fatores de confusão como altura, idade, sexo e IMC. Entretanto, a adição do betacaroteno não teve impacto positivo adicional em relação ao placebo.

 

Aplicações para a prática clínica

         Em populações cronicamente mal nutridas, a suplementação materna com vitamina A em níveis recomendados durante o período perinatal melhora consideravelmente a função pulmonar nas crianças pelo menos até a pré-adolescência.

 

Bibliografia

1.        Checkley W, West KP, Wise RA, Baldwin MR, Wu L, LeClerq SC et al. Maternal vitamin A supplementation and lung function in offspring. N Eng J Med 2010; 362:1784-1794. [link para o artigo] (Fator de Impacto: 53,484)

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.