FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Eletrocardiograma normal em pacientes com síncope

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 29/07/2013

Comentários de assinantes: 0

Especialidades: Medicina de Emergência / Cardiologia

 

Resumo

Este estudo avaliou qual o papel do ecocardiograma na avaliação de pacientes com síncope que apresentam eletrocardiograma normal na chegada ao pronto-socorro.

 

Contexto clínico

Pacientes com síncope frequentemente ficam em observação e fazem, muitas vezes, investigações extensas, ficando até mesmo monitorados em alguns casos e sendo feita pesquisa de alterações estruturais do coração. Este estudo tentou descobrir qual o papel desta análise estrutural cardíaca em pacientes com síncope que apresentam eletrocardiogramas normais na entrada do pronto-socorro.

 

O estudo

Este foi um estudo retrospectivo feito com base em revisão de prontuários de 323 pacientes admitidos em uma unidade de observação de um departamento de emergência após episódio de síncope. Foi um estudo realizado em um hospital-escola urbano. O objetivo do estudo foi verificar o papel do ecocardiograma para identificar alterações estruturais nestes casos. As alterações estruturais procuradas foram: fração de ejeção de ventrículo esquerdo > 45%, hipertrofia grave ou anormalidade valvar grave.

O perfil dos pacientes era o seguinte: 48% de homens e idade média de 66 anos. Do total, 91% dos pacientes (294) realizaram ecocardiograma. Dos 267 pacientes que tinham eletrocardiograma normal na chegada, 235 realizaram ecocardiograma transtorácico, e nenhum tinha alterações estruturais neste exame. Dos 56 pacientes com ECG anormal na entrada, 35 fizeram ecocardiograma transtorácico e 7 (20%) destes casos tinham alguma das anormalidades procuradas.

 

Aplicações para a prática clínica

Os resultados deste estudo mostram que pacientes que se apresentam com síncope no pronto-socorro e que têm um eletrocardiograma normal na entrada não têm nenhuma alteração estrutural ao ecocardiograma; isto significa que tal este exame pode ser excluído da avaliação destes casos. Sendo assim, o maior foco é excluir arritmias e doença coronariana aguda. Obviamente este é um único estudo, de caráter retrospectivo, mas que abre um espaço para a discussão extensa que existe sobre a condução que deve ser proposta em casos de síncope em pronto-socorro.

 

Bibliografia

1.        Anderson KL, Limkakeng A, Damuth E, Chandra A. Cardiac evaluation for structural abnormalities may not be required in patients presenting with syncope and a normal ECG result in an observation unit setting. Ann Emerg Med 2012 Oct; 60:478. [link para o artigo]

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.