FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Metanálise de profilaxia com antibiótico para cirróticos que sofrem hemorragia digestiva alta

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 08/08/2013

Comentários de assinantes: 0

Especialidades: Medicina de Emergência / Gastrenterologia

 

Resumo

Metanálise sobre os benefícios e os riscos da profilaxia com antibióticos para pacientes cirróticos que sofrem HDA.

 

Contexto clínico

Um terço dos cirróticos terão sangramento de varizes, com 70% de taxa de recorrência e 20% de casos fatais. As maiores taxas de mortalidade ocorrem nas primeiras 6 semanas após o sangramento, estando essa mortalidade diretamente associada com função hepática, função renal e presença de infecção bacteriana.

O uso de profilaxia primária com antibióticos para minimizar infecções em pacientes cirróticos que sofrem um episódio de hemorragia digestiva alta (HDA) é uma prática já bastante difundida. As diretrizes recomendam a profilaxia com norfloxacino 400 mg VO 2 vezes/dia por 7 dias ou ceftriaxona 1 g EV 1 vez/dia por 7 dias.

Entretanto, não havia informação relevante recente na literatura atualizando os dados de benefício desta prática.

 

O estudo

Esta metanálise incluiu 12 estudos randomizados sobre uso de profilaxia com antibióticos versus placebo ou versus nenhuma conduta, com um total de 1.241 pacientes. A prática de antibioticoprofilaxia se relacionou com redução de mortalidade (RR 0,79; IC95% 0,63-0,98), redução de mortalidade por infecção bacteriana (RR 0,43; IC95% 0,19-0,97), redução de infecção bacteriana (RR 0,35; IC95% 0,26-0,47), redução de novo sangramento (RR 0,53; IC95% 0,38-0,74) e menos dias de hospitalização (diferença das médias -1,91; IC95% -3,80-0,02).

 

Aplicações para a prática clínica

Os achados desta metanálise reforçam dados sobre o benefício do antibiótico profilático para pacientes cirróticos que sofrem um episódio de HDA. Os efeitos observados são mais importantes na prevenção de infeções bacterianas do que na mortalidade, apesar da redução de risco relativo ocorrer em ambos os desfechos. Os estudos randomizados que avaliaram novo sangramento e tempo de internação são mais escassos, portanto esses desfechos são aqueles mais questionáveis do ponto de vista de benefício. Ainda assim, os dados da metanálise também mostram dados positivos nesse sentido. Desse modo, tal conduta é obrigatória na prática clínica, além de ser um padrão de qualidade de assistência a ser perseguido e lembrado por qualquer médico que atende pacientes cirróticos com HDA.

 

Bibliografia

1.    Chavez-Tapia NC, Barrientos-Gutierrez T, Tellez-Avila F, Soares-Weiser K, Mendez-Sanchez N, Gluud C et al. Meta-analysis: antibiotic prophylaxis for cirrhotic patients with upper gastrointestinal bleeding – An updated Cochrane review. Aliment Pharmacol Ther. 2011 Sep;34(5):509-18. doi: 10.1111/j.1365-2036.2011.04746.x. Epub 2011 Jun 27. (link para o artigo)

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.