FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Diretriz – Dieta na encefalopatia hepática

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 04/12/2013

Comentários de assinantes: 0

Especialidades: Gastrenterologia / Medicina Hospitalar

 

Resumo

Esta é uma diretriz da Sociedade Internacional de Encefalopatia Hepática sobre manejo dietético nesta condição clínica.

 

Contexto clínico

O metabolismo do nitrogênio tem um grande papel no desenvolvimento da encefalopatia hepática (EH) em pacientes com cirrose. Sua modulação parece ter um papel-chave no manejo dos pacientes com EH, sendo que parte disso pode ser manejada com adequação da dieta, a despeito de não ser a única medida a ser levada em consideração. A avaliação nutricional neste grupo de pacientes é algo difícil e é influenciada por sexo e idade. A seguir, é apresentado um consenso de especialistas sobre o manejo dietético dos pacientes cirróticos que estão em EH, algo comum para quem lida com este tipo de paciente em hospitais.

 

Recomendações

Recomendações com fortes evidências

1.    Todo paciente com encefalopatia hepática deve ter uma avaliação nutricional de base como parte do manejo clínico, embora não existam ferramentas específicas bem validadas que possam auxiliar neste aspecto.

2.    A ingesta diária ótima deve ser de 35 a 40 kcal/kg de peso ideal.

3.    A ingesta diária de proteínas deve ser de 1,2 a 1,5 g/kg de peso ideal.

4.    Pequenas refeições distribuídas ao longo do dia e um lanche ao final da noite com carboidratos complexos são o ideal.

5.    A hiponatremia sempre deve ser corrigida lentamente.

 

Recomendações com evidências moderadas

1.    Encoraje uma dieta rica em vegetais e proteínas diariamente.

2.    Suplementação com aminoácidos de cadeia ramificada devem permitir uma ingesta de nitrogênio recomendada para os pacientes intolerantes a uma dieta proteica.

3.    Um curso de 2 semanas de complexo multivitamínico se justifica em pacientes com cirrose descompensada.

4.    Encoraje uma dieta de 25 a 45 g diários de fibras.

5.    Evite tratamentos de longo prazo com formulações nutricionais que contenham manganês.

 

Bibliografia

1.        Amodio P et al. The nutritional management of hepatic encephalopathy in patients with cirrhosis: International Society for Hepatic Encephalopathy and Nitrogen Metabolism consensus. Hepatology 2013 Jul; 58:325. (link para o artigo)

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.