FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Admissão em UTI e Mortalidade em Idosos com Pneumonia

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 20/01/2016

Comentários de assinantes: 0

Contexto Clínico

Pneumonia está entre as dez maiores causas de mortalidade. Para pacientes que precisam ser hospitalizados, essa mortalidade ultrapassa 20%, e é especialmente grande em pacientes idosos.

Em tempos de racionalização de recursos, não se sabe se pacientes limítrofes para indicação de UTI deveriam ser internados nesse tipo de unidade. Essa dúvida ocorre, pois não sabemos se é custo-benefício colocar tal perfil de pacientes em terapia intensiva, ou seja, se mais vidas conseguem ser salvas em uma situação de maior recurso.

Sendo assim, apresentamos um estudo feito para estimar a relação entre a admissão na UTI e resultados para os pacientes idosos com pneumonia.

 

O Estudo

Este foi um estudo de coorte retrospectivo feito com beneficiários do Medicare (com idade > 64 anos) internados em hospitais de cuidados agudos nos Estados Unidos com pneumonia entre 2010-2012. Foram comparadas todas as causas de mortalidade em 30 dias entre pacientes internados em enfermaria e UTI.  Os desfechos secundários avaliados incluíram gastos e custos hospitalares. As características dos pacientes e hospitalares foram ajustados para ter em conta as diferenças entre pacientes com e sem internação na UTI.

Entre 1.112.394 beneficiários do Medicare com pneumonia, 328.404 (30%) foram internados em UTI. Nas análises não ajustadas, os pacientes internados em UTI tiveram significativamente maior mortalidade em 30 dias, maiores gastos e custos hospitalares do que os pacientes internados em uma enfermaria de hospital geral. Os pacientes (n = 553.597) que viviam mais perto de um hospital (< 3,3 milhas) com leitos de UTI foram significativamente mais propensos a ser internado em UTI do que os pacientes que viviam mais longe (n = 558.797) (36% para pacientes que vivem mais perto vs 23% para os pacientes que vivem mais longe, P <0,001). Na análise ajustada, para os 13% dos pacientes cuja decisão de internação em UTI parecia ser discricionária (dependente apenas da distância), a internação em UTI foi associada com uma mortalidade ajustada em 30 dias significativamente mais baixa (14,8% para admissão na UTI vs 20,5% para enfermaria geral na admissão, P = 0,02; diminuição absoluta de risco -5,7% [IC95%: -10,6%, -0,9%]), sem diferenças significativas no Medicare quanto a gastos ou custos hospitalares para a internação.

 

Aplicações Práticas

A grande conclusão desse estudo é que entre os beneficiários do Medicare que são idosos e foram hospitalizados com pneumonia, a internação em UTI de pacientes para os quais a decisão parecia ser discricionário foi associada com melhora da sobrevida sem haver diferença significativa nos custos.

Isso muda completamente nossa perspectiva de uso de UTI, pelo menos nesse perfil de casos. Uma boa forma de concluir se essa intervenção deve ser adotada em definitivo é realizar um estudo randomizado. Isso pode justificar se mais políticas liberais de admissão em UTI podem melhorar a mortalidade para pacientes idosos com pneumonia.

 

Referências

Valley TS et al. Association of Intensive Care Unit Admission With Mortality Among Older Patients With Pneumonia. JAMA. 2015; 314(12):1272-1279.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.