FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Duração da Terapia Adjuvante em Câncer de Cólon

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 19/06/2018

Comentários de assinantes: 0

Contexto Clínico

 

Desde 2004, um regime de 6 meses de tratamento com oxaliplatina e fluoropirimidina tem sido terapia adjuvante padrão em pacientes com câncer de colo estádio III. No entanto, uma vez que a oxaliplatina está associada à neurotoxicidade cumulativa, uma duração mais curta da terapia pode poupar efeitos tóxicos e gastos com a saúde.

 

O Estudo

 

Foi realizada uma análise prospectiva, pré-planejada e combinada de seis ensaios clínicos randomizados de fase 3, que foram realizados concomitantemente para avaliar a não inferioridade da terapia adjuvante com Folfox (fluorouracil, leucovorina e oxaliplatina) ou Capox (capecitabina e oxaliplatina) administrada por 3 meses, em comparação com 6 meses. O desfecho primário foi a taxa de sobrevida livre de doença em 3 anos.

Após 3.263 eventos de recorrência da doença ou morte, relatados em 12.834 pacientes, a não inferioridade de 3 meses de tratamento versus 6 meses não foi confirmada na população total do estudo (hazard ratio [HR], 1,07; IC 95%, 1,00 a 1,15). A não inferioridade do regime mais curto foi observada para Capox (HR, 0,95; IC 95%, 0,85 a 1,06), mas não para Folfox (HR, 1,16; IC 95%, 1,06 a 1,26). Em uma análise exploratória dos regimes combinados, entre os pacientes com cânceres T1, T2, ou T3 e N1, 3 meses de terapia foi não inferior a 6 meses, com uma taxa de 3 anos de sobrevida livre de doença de 83,1 e 83,3%, respectivamente (HR, 1,01; IC 95%, 0,90 a 1,12). Entre os pacientes com cânceres classificados como T4, N2 ou ambos.

 

Aplicação Prática

 

De acordo com este interessante estudo, entre os pacientes com câncer de colo estágio III recebendo terapia adjuvante com Folfox ou Capox, não foi confirmada na população geral a não inferioridade de 3 meses de terapia, em comparação com 6 meses. No entanto, em pacientes tratados com Capox, 3 meses de terapia foi tão eficaz quanto 6 meses, particularmente no subgrupo de baixo risco. Este estudo dá margem a uma tomada de decisão diferenciada para alguns pacientes para os quais pode se optar por um esquema mais curto, com foco em diminuição da neurotoxicidade do tratamento.

 

 

Bibliografia

 

Grothey A et al. Duration of Adjuvant Chemotherapy for Stage III Colon Cancer. N Engl J Med 2018; 378:1177-1188

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.