FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Manejo de Via Aérea em Parada Cardíaca Extra-hospitalar

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 12/06/2019

Comentários de assinantes: 0

Contexto Clínico

 

O suporte básico de vida, que consiste na ressuscitação cardiopulmonar precoce e na desfibrilação com desfibriladores externos automatizados, melhora os resultados em pacientes com parada cardíaca fora do hospital. O fornecimento de oxigênio, a ventilação dos pulmões via ventilação com bolsa-válvula-máscara, a colocação de via aérea supraglótica e a intubação endotraqueal constituem um manejo avançado das vias aéreas (MAVA), que garante melhor proteção das vias aéreas do que apenas a ventilação por máscara e bolsa-válvula. Embora o MAVA seja uma prática comum, a relação risco-benefício da MAVA durante a ressuscitação pré-hospitalar não é clara.

 

O Estudo

 

Este é um estudo de coorte realizado entre janeiro de 2014 e dezembro de 2016 com uma base populacional do Japão. Os participantes foram adultos com parada cardíaca extra-hospitalar, separados em duas subcoortes pelo primeiro ritmo eletrocardiográfico documentado: chocável (fibrilação ventricular ou taquicardia ventricular sem pulso) e não chocável (atividade elétrica sem pulso ou assistolia). Os pacientes que receberam MAVA durante a ressuscitação cardiopulmonar foram sequencialmente combinados com pacientes com risco de MAVA dentro do mesmo minuto, com base nos escores de propensão dependentes do tempo. O desfecho avaliado foi de sobrevida em 1 mês ou na alta hospitalar em 1 mês.

Dos 310.620 pacientes elegíveis, 8.459 (41,2%) de 20.516 na coorte chocável e 121.890 (42,0%) de 290.104 na coorte não choque receberam MAVA durante a ressuscitação cardiopulmonar. Após a correspondência sequencial de escore de propensão dependente do tempo, 16.114 pacientes na coorte com choque e 236.042 na coorte não chocável foram pareados no mesmo minuto. Na coorte chocável, a sobrevida não diferiu entre pacientes com MAVA e aqueles sem MAVA: 1.546/8.057 (19,2%) versus 1.500/8.057 (18,6%) - razão de risco ajustada, 1,00; IC 95%, 0,93 a 1,07. Na coorte não chocável, pacientes com MAVA tiveram melhor sobrevida do que aqueles sem MAVA: 2.696/118.021 (2,3%) versus 2.127/118.021 (1,8%) - razão de risco ajustada, 1,27; IC 95%, 1,20 a 1,35.

 

Aplicação Prática

 

Neste estudo de 310.620 casos de parada cardíaca fora do hospital em adultos, os resultados diferiram de acordo com o primeiro ritmo eletrocardiográfico documentado do paciente. Após a correspondência sequencial de escore de propensão dependente do tempo, o MAVA não foi associado à sobrevida na coorte com ritmo chocável, mas foi associado à melhor sobrevida na coorte não chocável. Quando não se contabiliza o tempo de MAVA e se usa regressão multivariada ou correspondência de escore de propensão tradicional, as associações sugerem um efeito desfavorável de MAVA. Nossos achados sugerem que diferentes estratégias de manejo das vias aéreas devem ser enfatizadas com base no ritmo eletrocardiográfico inicial.

 

Bibliografia

 

1.             Izawa Junichi, Komukai Sho, Gibo Koichiro, Okubo Masashi, Kiyohara Kosuke, Nishiyama Chika et al. Pre-hospital advanced airway management for adults with out-of-hospital cardiac arrest: nationwide cohort study BMJ 2019; 364 :l430

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.