FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Avaliação Internacional de um Sistema de Inteligência Artificial para Rastreamento de Câncer de Mama

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 23/03/2020

Comentários de assinantes: 0

Contexto Clínico

 

A mamografia de rastreamento visa identificar ocâncer de mama em estágios iniciais da doença, quando o tratamento pode sermais bem-sucedido. Apesar da existência de programas de rastreamento em todo omundo, a interpretação das mamografias é afetada por altas taxas de falsospositivos e falsos negativos.

 

O Estudo

 

Em estudo publicado na revista Nature,pesquisadores apresentaram um sistema de inteligência artificial (IA) capaz desuperar os especialistas humanos em previsão de câncer de mama. Para avaliarseu desempenho no cenário clínico, selecionaram um grande conjunto de dadosrepresentativo do Reino Unido e um grande conjunto de dados enriquecido dosEUA. Foi demonstrada redução absoluta de 5,7% e 1,2% (EUA e Reino Unido) emfalsos positivos e de 9,4% e 2,7% em falsos negativos. Os pesquisadoresforneceram evidências da capacidade do sistema de generalizar do Reino Unidopara os EUA.

Em um estudo independente de seis radiologistas, osistema de IA superou todos os leitores humanos: a área sob a curva ROC(AUC-ROC) para o sistema de IA foi maior que a AUC-ROC para o radiologistamédio por uma margem absoluta de 11,5%. Os pesquisadores ainda fizeram umasimulação na qual o sistema de IA participou do processo de leitura dupla usadono Reino Unido e descobriram que o sistema de IA manteve um desempenho nãoinferior e reduziu a carga de trabalho do segundo leitor em 88%.

 

Aplicação Prática

 

Essa avaliação robusta do sistema de IA abre caminhopara ensaios clínicos para melhorar a precisão e a eficiência do rastreamentodo câncer de mama. O futuro dos exames está a caminho, com melhores resultadospara o sistema de saúde e para pacientes. Deveremos, em breve, repensar o papeldo médico na medicina do futuro.

 

Bibliografia

 

1.            McKinney, S.M., Sieniek, M., Godbole, V. etal. International evaluation of an AI system for breast cancer screening.Nature 577, 89?94 (2020)

 

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.