FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Metoprolol para a Prevenção de Exacerbações Agudas da DPOC

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 16/04/2020

Comentários de assinantes: 0

Contexto Clínico

 

Estudos observacionais sugerem que osbetabloqueadores podem reduzir o risco de exacerbações e morte em pacientes comdoença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) moderada ou grave, mas esses achadosnão foram confirmados em estudos randomizados. Será que uma hipótese levantadaem estudos observacionais se comprova quando colocada sob perspectiva de ensaioclínico randomizado?

 

O Estudo

 

Neste estudo prospectivo e randomizado, ospesquisadores designaram pacientes com idades entre 40 e 85 anos com DPOC parareceberem um betabloqueador (metoprolol de liberação prolongada) ou placebo.Todos os pacientes tinham história clínica de DPOC, além de limitação moderadado fluxo aéreo e aumento do risco de exacerbações, como evidenciado por umahistória de exacerbações durante o ano anterior ou pelo uso prescrito deoxigênio suplementar. Foram excluídos os pacientes que já estavam em uso debetabloqueador ou que tinham indicação estabelecida para o uso desses medicamentos.O desfecho primário foi o tempo até a primeira exacerbação da DPOC durante operíodo de tratamento, que variou de 336 a 350 dias, dependendo da doseajustada de metoprolol.

Foram submetidos à randomização 532 pacientes. Aidade média (± DP) dos pacientes foi de 65,0 ± 7,8 anos; o volume expiratórioforçado médio em 1 segundo (VEF1) foi de 41,1 ± 16,3% do valor previsto. Ojulgamento foi interrompido mais cedo devido à futilidade em relação aodesfecho final primário e às preocupações de segurança. Não houve diferençasignificativa entre os grupos no tempo médio até a primeira exacerbação, quefoi de 202 dias no grupo metoprolol e de 222 dias no grupo placebo (taxa derisco para metoprolol vs. Placebo, 1,05; intervalo de confiança [IC] de 95%,0,84 a 1,32; P = 0,66). O metoprolol foi associado a maior risco deexacerbação, levando à hospitalização (taxa de risco, 1,91; IC 95%, 1,29 a2,83). A frequência dos efeitos colaterais possivelmente relacionados aometoprolol foi semelhante nos dois grupos, assim como a taxa geral de eventosadversos graves não respiratórios. Durante o período de tratamento, houve 11mortes no grupo metoprolol e 5 no grupo placebo.

 

Aplicação Prática

 

Nesse estudo randomizado, a conclusão é a de que,entre os pacientes com DPOC (caracterizados como moderada ou grave) que nãotinham indicação estabelecida para o uso de betabloqueador, o tempo até aprimeira exacerbação da DPOC foi semelhante no grupo metoprolol e no grupoplacebo. Hospitalização por exacerbação foi mais comum entre os pacientestratados com metoprolol. Esse estudo traz dois pontos importantes: o primeiro éque nem sempre devemos confiar em achados de estudos observacionais ? devemoslembrar que eles são apenas geradores de hipóteses. O segundo ponto é a própriaconclusão do estudo, que foi encerrado precocemente por demonstrar mais riscoaos pacientes com o uso do metoprolol, que, no final, não se demonstrou medidade prevenção de exacerbações de DPOC.

 

Bibliografia

 

1.            Dransfield MT et al. Metoprolol for the Prevention of AcuteExacerbations of COPD. N Engl J Med 2019; 381:2304-2314

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.