FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Plasma Convalescente no Tratamento da COVID-19

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 19/05/2021

Comentários de assinantes: 0

Contexto Clínico

 

Pacientes com covid-19 têm sidofrequentemente tratados com plasma convalescente (ou seja, plasma de pessoasque se recuperaram da infecção por SARS-CoV-2), mas a evidência clínica debenefícios ou danos é limitada. E, apesar do grande número de ensaios clínicossendo conduzidos desde o início da pandemia, apenas alguns foram publicados emperiódicos revisados por pares. O maior banco de dados sobre terapias na covid-19é o RECOVERY, que está sendo conduzido no Reino Unido. A parte do estudo queinvestigou o tratamento com plasma convalescente foi interrompida com base narecomendação do Comitê de Monitoramento de Dados. Entretanto, faz-se necessáriocompilar os dados existentes para divulgação na comunidade científica.

 

O Estudo

 

Apresentamosuma revisão sistemática cujo objetivo foi avaliar osresultados clínicos com tratamento de plasma convalescente versusplacebo ou padrão de tratamento em publicações revisadas por pares epré-impressão ou comunicados de imprensa de ensaios clínicos randomizados (ECR).Para isso, fontes de dados PubMed, o registro do estudo Cochrane covid-19 e aplataforma Living Overview of Evidence foram pesquisados até 29 de janeiro de2021. Os ECRs selecionados compararam qualquer tipo de plasma convalescente versusplacebo ou tratamento padrão para pacientes com covid-19 confirmada ou suspeitaem qualquer ambiente de tratamento.

Dois revisores extraíramindependentemente dados sobre desfechos clínicos relevantes, características doestudo e características do paciente e usaram a ferramenta de avaliação derisco de polarização da Cochrane. A análise primária incluiu publicaçõesrevisadas por pares apenas de ECRs, enquanto a análise secundária incluiu todosos dados de ECRs disponíveis publicamente (publicações revisadas por pares,pré-impressões e comunicados à imprensa). Os desfechos avaliados foram mortalidadepor todas as causas, tempo de internação hospitalar, melhora clínica,deterioração clínica, uso de ventilação mecânica e eventos adversos graves.

Um total de 1.060 pacientes de 4 ECRsrevisados ??por pares e 10.722 pacientes de 6 outros ECRs disponíveispublicamente foram incluídos. A relação de risco (RR) para todas as causas demortalidade com plasma convalescente nos 4 ECRs revisados por pares foi de0,93 (IC 95%, 0,63 a 1,38), a diferença de risco absoluto foi de -1,21% (IC 95%,-5,29% para 2,88%), e houve baixa certeza das evidências devido à imprecisão.Em todos os 10 ensaios clínicos randomizados, a RR resumida foi de 1,02 (IC 95%,0,92-1,12), e houve certeza moderada das evidências devido à inclusão de dadosnão publicados. Entre os ensaios clínicos randomizados revisados ??por pares, ataxa de risco resumida foi de 1,17 (IC 95%, 0,07 a 20,34) para o tempo deinternação, a RR resumida foi de 0,76 (IC 95%, 0,20 a 2,87) para uso deventilação mecânica (o risco absoluto e a diferença para o uso de ventilaçãomecânica foi de -2,56% [IC 95%, -13,16% a 8,05%]), e houve baixa certeza dasevidências devido à imprecisão para ambos os resultados. Dados limitados sobremelhora clínica, deterioração clínica e eventos adversos graves não mostraramdiferenças significativas.

 

 

Aplicação Prática

 

Nesta revisãosistemática com metanálise, o tratamento com plasma convalescente emcomparação com placebo ou tratamento padrão não foi significativamenteassociado a redução na mortalidade por todas as causas ou a qualquer benefíciopara outros resultados clínicos. A certeza da evidência foi baixa a moderadapara todas as causas de mortalidade e baixa para outros resultados.

É importante destacar que o grande pesodesse resultado se deve ao RECOVERY Trial. Em um comunicado à imprensa em 15 dejaneiro de 2021, os resultados preliminares relatados com base em dados de10.406 pacientes indicavam que não há associação significativa de benefício complasma convalescente na redução da mortalidade por todas as causas emcomparação com o tratamento padrão (razão de risco [RR], 1,04; IC95%,0,95-1,14). Assim, não é possível recomendar o uso de plasma convalescente paracovid-19 com objetivo de redução de mortalidade.

 

 

 

Bibliografia

 

1.            Janiaud P, Axfors C, Schmitt AM, et al.Association of Convalescent Plasma Treatment With Clinical Outcomes in PatientsWith COVID-19: A Systematic Review and Meta-analysis. JAMA. Published onlineFebruary 26, 2021.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.