FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Apresentação

Última revisão: 10/09/2009

Comentários de assinantes: 0

Reproduzido de:

Ações de Controle da Malária – Manual para Profissionais de Saúde na Atenção Básica [Link Livre para o Documento Original]

Série A. Normas e Manuais Técnicos

MINISTÉRIO DA SAÚDE

Secretaria de Vigilância em Saúde

Diretoria Técnica de Gestão

Brasília / DF – 2005

 

Apresentação

O contingente de pessoas envolvidas no processo de construção do SUS, seja por meio das entidades representativas da sociedade, gestores, profissionais, fazem deste, um momento importante na história da saúde brasileira. Somos hoje, sem dúvida, o maior movimento social, cujo objetivo é construir um modelo de saúde que atenda a todos, de forma eficiente e eficaz.

Rever nossos passos, na consolidação do SUS, leva-nos a reafirmar a importância histórica da estratégia de saúde da família, como eixo estruturante da Atenção Básica, agregando a ela as ações que irão garantir aos cidadãos o atendimento integral às suas necessidades de saúde.

Em algumas regiões brasileiras, até mesmo pelas características ambientais, alguns agravos permanecem como o maior empecilho à construção de um modelo de saúde e de qualidade de vida, especialmente a Região Endêmica, onde a malária vem assumindo proporções alarmantes e, num momento em que a descentralização das ações de controle de endemias passa ao nível municipal, juntamo-nos no esforço de profissionais, prefeitos, secretários estaduais e municipais de Saúde e da população em geral, implementando um plano emergencial, para estruturar e assegurar de forma permanente a vigilância da malária.

Estamos integrando ao PACS/PSF as ações de controle, de prevenção e de tratamento, num contexto de ações integradas e articuladas com outras instâncias governamentais para o enfrentamento definitivo dessa situação.

Este caderno, que ora apresentamos, surge com a intenção de subsidiar e nortear as ações de profissionais ligados à Atenção Básica, portanto, perto da população, conhecendo bem este agravo, acredita-se que possa, num esforço coletivo, controlá-las.

 

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS DO DOCUMENTO

Consta no documento:

“Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial.”

O objetivo do site MedicinaNet e seus editores é divulgar este importante documento. Esta reprodução permanecerá aberta para não assinantes indefinidamente.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.