FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Atelectasia completa de pulmão

Autor:

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 18/07/2014

Comentários de assinantes: 0

         Paciente de 66 anos de idade, do sexo masculino, e tabagista de 75 maços/ano, com quadro de dispneia progressiva há quatro meses e perda de peso de 15 kg em três meses, realizou radiografia de tórax.

 

Segue imagem:

 

 

         A imagem revela atelectasia completa do pulmão E, pode-se verificar além do colapso pulmonar o desvio de traqueia para o lado esquerdo, o que ajuda no diagnóstico diferencial  com quadro de derrame pleural. As atelectasias podem ser divididas em obstrutivas e não obstrutivas, nas atelectasias obstrutivas temos bloqueio completo da passagem de ar. O ar distal à oclusão é reabsorvido causando colapso pulmonar, neste caso para ter ocorrido atelectasia completa do pulmão E temos obstrução do brônquio fonte à esquerda. A atelectasia foi causada por massa central com diagnóstico final de carcinoma epidermoide do pulmão. Outras manifestações radiológicas frequentes são derrame pleural, linfangite carcinomatosa e massa pulmonar.

         O carcinoma epidermoide já foi o tipo histológico mais comum de neoplasia pulmonar, hoje superado pelo adenocarcinoma de pulmão. É responsável por 20 a 25% dos casos de neoplasia primária do pulmão, origina-se do epitélio brônquico; tipicamente, o tumor é localizado centralmente, formando uma massa endobrônquica. Esse tipo histológico mais frequentemente se manifesta com hemoptise e tem o maior rendimento diagnóstico através do escarro. O tumor se dissemina localmente, podendo causar adenopatia hilar ou mediastinal (radiografia mostrando aumento de mediastino). É o tipo histológico que mais cursa com hipercalcemia, que é secundária à produção de PTH-rp e o que mais cursa com necrose tumoral central (cavitação). Ocorre duplicação de seu volume em média a cada 90 dias.

 

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.