FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Sinal de Romana

Autor:

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 23/03/2015

Comentários de assinantes: 0

Paciente do sexo feminino com 25 anos e quadro de febre e artralgias há cerca de 10 dias.

Percebe-se uma região com edema e eritema em local de picada de inseto.

 

 

Fonte: http://www.coccidia.icb.usp.br/parasite_db/galerias_a.php?id_galeria=P_4&nome_gal=Tripanossomas

 

Este é o chamado Sinal de Romana que é dado à lesão inflamatória com edema e eritema no local da picada causando o chagoma de inoculação. Este edema decorre de uma reação de hipersensibilidade local e demora uma semana para se resolver. Adenomegalia local acompanha o edema. O local preferencial é a face (pálpebras). A doença aguda tem duração de até dois meses e regride espontaneamente.

Na fase aguda, o paciente pode ainda ter um quadro similar aos da síndrome mono-like com febre, adenomegalia, hepatoes­ple­no­me­ga­lia, linfocitose atípica, mal-estar, exantema, artralgia, miocardite, meni­ngoence­falite. Estas mani­fes­tações de doença aguda surgem aproximadamente entre o sétimo e o décimo dia, podendo ocorrer até 40 dias após a picada do barbeiro.

 

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.