FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Lombalgia e esclerose de articulações sacro-ilíacas

Autor:

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 29/04/2015

Comentários de assinantes: 0

         Paciente de 34 anos, história de lombalgia há seis meses. Antecedente de cinco gestações prévias todas em parto normal. A imagem de TC é a seguinte:

 

Qual o diagnóstico?

         O achado é de esclerose bilateral das articulações sacro-ilíacas, o que é compatível com o diagnóstico de osteíte condensante.

         A osteíte condensante é uma esclerose benigna com acometimento bilateral simétrico da porção ilíaca das articulações sacro-ilíacas. Geralmente é encontrado em mulheres jovens multíparas. Ocorre devido ao remodelamento ósseo que ocorre no local durante a gravidez e o parto. Existem outras teorias que relacionam as infecções do trato urinário ou artrites inflamatórias.

         A condição é benigna e na maioria das vezes assintomática ou oligossintomática, exceto em momentos de expansão da lesão. A avaliação clínica e radiológica simples é prejudicada pela localização profunda e pela pouca amplitude de movimento desta articulação.

         O tratamento é usualmente conservador com sintomáticos e observação, fisioterapia pode ajudar nos sintomas, mas a maioria dos pacientes é assintomática.

 

 

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.