FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Microangiopatia Cerebral

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 09/06/2016

Comentários de assinantes: 0

Quadro Clínico

Paciente masculino, 79 anos, portador de hipertensão arterial sistêmica em uso irregular de medicações para controle, é trazido por sua esposa e filha em consulta, pois ele vêm progressivamente há alguns meses manifestando declínio cognitivo e marcha mais lentificada. Você verifica que o paciente apresenta componente de demência, porém faz uma investigação completa. Diversos dos exames iniciais vêm normais. Você então solicita uma ressonância nuclear magnética (RNM) de encéfalo, que mostramos na imagem 1.

 

Imagem 1 – ressonância nuclear magnética de encéfalo

 

 

 

Diagnóstico e Discussão

Detalhe do laudo da RNM: Focos de hipersinal em T2/ FLAIR na substância branca periventricular, nos centros semiovais e subcorticais, sem restrição à difusão, efeito tumefativo e realce pelo contraste paramagnético, achados inespecíficos podendo corresponder à gliose/ microangiopatia.

A microangiopatia cerebral, também conhecida como doença de pequenos vasos, é cada vez mais diagnosticada com a disponibilidade de exames de imagem como tomografia, e principalmente ressonância magnética.

A microangiopatia cerebral é um reflexo da mudança patológica dos pequenos vasos cerebrais, o que inclui pequenas artérias, arteríolas, capilares e vênulas. Isso está associado com lesões de matéria branca, infartos lacunares, e, mais recentemente descrito, também com microssangramentos.

Não existe um quadro clínico especificamente relacionado, mas sintomas clínicos estão envolvidos: alterações de marcha, alterações urinárias, depressão e declínio cognitivo.

Os principais fatores de risco apontados em estudo são a idade e hipertensão arterial sistêmica, mas há dúvidas se não existe associação com outras condições como diabetes, dislipidemia e obesidade. Não há marcadores laboratoriais bem descritos, e o que foi estudado (d-dímero, homocisteína e PCR) se mostrou inconsistente.

Em recente estudo, os sintomas mais relacionados com a microangiopatia cerebral foram declínio cognitivo progressivo (38,1%), apraxia de marcha (27,8%), sintomas e convulsões associados a acidente vascular cerebral (24,2%), sintomas de AIT (22%) e vertigem (17%).

 

Quanto à localização anatômica, pode-se relacionar as lesões com sintomas da seguinte maneira:

 

Infartos lacunares e lesões de substância branca em lobo frontal se associaram a declínio cognitivo progressivo, apraxia de marcha, convulsões, sintomas associados a acidente vascular cerebral, sintomas de AIT, vertigem e incontinência;

Infartos lacunares e lesões de substância branca em lobo parieto-occipital se associaram a maior frequência de AIT, convulsões e incontinência;

Infartos lacunares e lesões de substância branca em núcleos da base se associaram a apraxia de marcha, vertigem e incontinência.

 

Bibliografia

Okroglic S, Widmann CN, Urbach H, Scheltens P, Heneka MT (2013) Clinical Symptoms and Risk Factors in Cerebral Microangiopathy Patients. PLoS ONE 8(2): e53455. doi:10.1371/journal.pone.0053455

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.