FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Sinal do xale

Autor:

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 08/06/2016

Comentários de assinantes: 2

Paciente do sexo masculino, 43 anos de idade, com quadro de fraqueza muscular e alterações cutâneas como demonstrada na imagem a seguir.

 

 

A imagem mostra lesões eritematosas em região de dorso e cervical posterior em forma de V, características do chamado “sinal do xale”, que ocorre na dermatomiosite. O paciente apresenta fraqueza muscular associada e exames laboratoriais mostraram aumento de CPK. Neste caso, temos então uma dermatomiosite em sua forma miopática. Não é necessário realizar biopsia muscular, pois o paciente apresenta o critério clínico de fraqueza muscular, além da alteração de enzimas musculares e lesão cutânea, tendo, portanto um diagnóstico confirmado.

Comentários

Por: Atendimento MedicinaNET em 16/06/2016 às 14:38:19

"Prezado Dr. Jaime Zonis. Agradecemos o seu contato. O tratamento é com glicocorticoides associado a outros imunosupressores, em geral usa-se a dose de 1 mg/Kg de prednisona, outras medicações utilizadas frequentemente são a azatriorpina e o metotrexate que pode ajudar no desmame de glicocorticoides. Embora a maioria dos pacientes gostaria de descontinuar o tratamento à longo prazo, muitos precisam continuar usando terapia imunosupressora. A doença é associada com diminuição da expectativa de vida, embora isto dependa de suas manifestações, principalmente se existem neoplasias associadas ou comprometimento pulmonar. A doença não tem uma cura definida, apenas controle, que em alguns poucos casos permite descontinuar a medicação por algum período. O site possui um bom artigo de revisão sobre a doença. Atenciosamente, Os Editores."

Por: JAIME ZONIS em 07/06/2016 às 21:45:05

"QUAL O TRATAMENTO PRECONIZADO. QUAL O TEMPO DE RESPOSTA SATISFATÓRIA? É CURATIVO OU PALIATIVO?"

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.