FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Hematoma Retroperitoneal

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 10/02/2017

Comentários de assinantes: 0

Quadro Clínico

Mulher de 69 anos, portadora de doença arterial coronariana, com revascularização prévia, foi submetida a cateterismo por via femoral para tratamento de episódio de angina instável de alto risco. Horas após o término do procedimento, a paciente apresentou um quadro de hipotensão e palidez cutânea. Após ressuscitação volêmica, foi submetida à tomografia de abdome e pelve (vide imagem 1).

 

 

 

Imagem 1 – Tomografia de abdome e pelve

 

 

Discussão

Esta paciente apresentou uma séria complicação: a presença de um grande hematoma retroperitoneal à direita.

As complicações vasculares no local de acesso artéria femoral ocorrem em até 6% dos casos. Entre as complicações mais comuns incluem-se hematomas e pseudoaneurismas menores ou maiores, seguidos por laceração arterial, hematoma retroperitoneal, fístula arteriovenosa, oclusão arterial e infecção local com ou sem sepse.

A hemorragia retroperitonial é uma complicação grave e potencialmente evitável. Tende a ser a causa mais comum de mortalidade inesperada após cateterismo cardíaco para diagnóstico ou de intervenç

ão. O evento pode ser prevenido na maioria dos casos por cuidadosa atenção aos marcos anatômicos e à fluoroscopia da cabeça femoral antes da punção com agulha. Mesmo com a posição de acesso apropriado, punções de parede posterior com saída acima do ligamento inguinal podem resultar em hemorragia retroperitoneal, e não podem ser evitadas por meio de dispositivos de compressão. O avanço indevido do fio-guia ou bainha por um operador inexperiente também pode traumatizar a artéria ilíaca ou a artéria circunflexa lateral, e resultar em sangramento no espaço retroperitoneal.

 

Referências

Vilke GM, Kass P. Retroperitoneal Hematoma After Femoral Arterial Catheterization.J Emerg Med. 2015 Sep;49(3):338-9.

 

Muller DW, Shamir KJ, Ellis SG, Topol EJ. Peripheral vascular complications after conventional and complex percutaneous coronary interventional procedures. Am J Cardiol 1992; 69:63.

 

Blankenship JC, Hellkamp AS, Aguirre FV, et al. Vascular access site complications after percutaneous coronary intervention with abciximab in the Evaluation of c7E3 for the Prevention of Ischemic Complications (EPIC) trial. Am J Cardiol 1998; 81:36.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.