FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Ecografia Point of Care

Autor:

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 18/01/2021

Comentários de assinantes: 0

Paciente de 63 anos de idade, sexo feminino, com histórico de insuficiência cardíaca com fração de ejeção ainda limítrofe (45% em avaliação recente) para ser considerada preservada. Procurou o departamento de emergência encaminhada por seu médico devido a piora da função renal. Sua creatinina era de 1,4 mg/dL há 3 semanas e, em exame de controle no dia anterior, estava em 2,3 mg/dL. Estava em uso de furosemida 40 mg duas vezes ao dia e enalapril 10 mg duas vezes ao dia. Sua pressão arterial é de 130 x 70 mmHg, e frequência cardíaca, de 100 b.p.m. Você decide realizar ultrassonografia point of care para avaliar a volemia, como mostrado a seguir.

 

 

 

Podemos verificar que a veia cava tem entre 2,0 e 2,5 cm de diâmetro, e praticamente não há variação no diâmetro com a respiração, o que se correlaciona com pressão de átrio direito de aproximadamente 15 cm, indicando que hipovolemia não deve ser uma causa da piora da função renal. A veia cava inferior (VCI) é responsável por 75% do retorno venoso, sendo um bom representante da volemia dos pacientes. Em condições fisiológicas de ventilação espontânea, seu diâmetro é de até 2,5 cm, e espera-se uma variação com colabamento inspiratório maior que 50%. O diâmetro da VCI deve ser medido próximo à entrada da veia supra-hepática. Uma VCI dilatada com colapso inspiratório diminuído ou ausente é um importante indicador de aumento da volemia. Pacientes hipovolêmicos apresentam VCI de dimensões reduzidas e variação do diâmetro da cava aumentada; já pacientes hipervolêmicos apresentam diâmetro aumentado, em geral maior que 2,5 cm, e pouca variação com a respiração. A tabela a seguir sumariza a correlação de pressões em átrio direito e mensuração da VCI pela ecocardiografia point of care.

 

Tamanho veia cava inferior

Variação com a respiração

Pressão de átrio direito geralmente encontrada

< 1,5 cm

100%

0 a 5 mmHg

Entre 1,5 e 2,5 cm

> 50%

5 a 10 mmHg

Entre 1,5 e 2,5 cm

< 50%

10 a 15 mmHg

> 2,5 cm

< 50%

15 a 20 mmHg

> 2,5 cm

Sem alterações

> 20 mmHg

 

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.