FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Paciente de 57 Anos de Idade Sexo Feminino e Lesões Cutâneas

Autor:

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 02/03/2021

Comentários de assinantes: 0

Pacientede 57 anos de idade com quadro respiratório com SaO2 87% com uso de máscara nãoreinalante 12 L/minutos antes. A TC de tórax apresenta lesões típicas dainfecção por Covid-19, que foi confirmada por RT-PCR do swab nasal. Apaciente ainda apresentava as seguintes lesões cutâneas em dedos de mãos e pés,que apareciam com a exposição ao frio:

 



As lesõessão sugestivas de pérnio, ou perniose. Pérnio, ou perniose, é uma condiçãocaracterizada pelo desenvolvimento de lesões cutâneas eritrocianóticasinduzidas pelo frio, manifestando-se como máculas, pápulas, placas ou nóduloseritematosos a violáceos em locais de exposição ao frio. Os locais mais comunsde envolvimento são os dedos das mãos e dos pés. Sintomas de prurido, dor ouqueimação geralmente acompanham as lesões na pele, e podem ocorrer complicaçõespor formação de bolhas, ulceração ou infecção secundária.

Essaslesões têm sido comumente encontradas em pacientes com infecção por Covid-19, emuitos autores as denominam ?lesões de dedos da Covid? ou ?Covid fingers?.Sua fisiopatologia não é bem determinada, mas parece correlacionar-se com microtrombosescutâneas.

Os pacientes costumam ser maisjovens, com pouco ou nenhum sintomarespiratório, diferentemente de nossa paciente. Aspápulas eritêmato-violáceas, edematosas,ocorrem nas áreas acrais. Essas lesões podemevoluir com formação de bolhas hemorrágicas e ser recobertas por crostas. Otempo médio de duração das lesões foi de 13 dias, e elas receberam tratamentosintomático.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.