FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Paciente de 55 Anos de Idade Sexo Masculino e Dor Torácica

Autor:

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 29/03/2021

Comentários de assinantes: 0

Paciente de55 anos de idade com quadro de dor torácica súbita. Realizou ultrassonografia (USG)pulmonar, com a seguinte imagem:

 

Podemosobservar o lung point, ou ponto pulmonar: é o ponto exato em que apleura para de deslizar; e no modo M podemos observar o sinal da estratosfera,comparado ao padrão normal (vide capítulo de ultrassonografia pulmonar).

A USG detórax point of care tem ganho cadavez mais espaço no departamento de emergência, com sensibilidade maior do que95% e especificidade próximo a 99%, se realizada por pessoal experiente. Emcomparação com o RX de tórax, uma revisão publicada em 2013 por Raja ecolaboradores mostrou que a USG tem sensibilidade superior à da radiografia detórax no diagnóstico de pneumotórax (90,9% vs. 50,2%). Em um pulmão sadio, hácomumente reverberação ultrassonográfica distal à pleura que se parece com umacauda de cometa e um sinal deslizante do movimento da pleura visceral ao longoda pleura parietal lung sliding. Na presença de ar intrapleural,aderências pleurais, derrames e doença parenquimatosa, um pequeno pneumotóraxpode ser localizado, e, portanto, o sinal da pleura deslizante e a reverberaçãoda cauda do cometa são perdidos.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.