FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Editorial MedicinaNET – Novembro2014

Última revisão: 25/11/2014

Comentários de assinantes: 0

Um Médico e seu Legado

        Inexorável. O que tangencia toda nossa vida. E por fim, torna-nos mais símiles que nosso próprio DNA. A morte.

        Nesse caso, não foi diferente, foi mais uma vez um pouco sarcástica. Aos 85 anos, em 14 de novembro de 2014, ela levou o cirurgião cardíaco Adib Domingos Jatene. O sarcasmo está na causa: infarto agudo do miocárdio e está em mais uma vez nivelar o ser humano, já que infarto do miocárdio está entre as principais causas de morte na população, ou seja, foi mais um caso na estatística.

         Se a morte é algo que nos torna tão iguais, por outro lado ela é arauto da memória, do legado de um homem. Exatamente aquilo que torna cada um único.

Nascido em Xapuri, no Acre, cidade que parece insistir em deixar seu legado na história do Brasil (lá também nasceu o seringueiro e líder sindical Chico Mendes), filho de um comerciante e uma dona de armarinho, teve uma história de vida que demonstra como o esforço de um indivíduo pode ser mais importante do que qualquer caminho fácil que porventura seja aberto.

        Formou-se me Medicina na Universidade de São Paulo, mais importante instituição de ensino no país. Fez sua pós-graduação orientado pelo Dr. Zerbini, um ícone da cardiologia no Brasil (fez o primeiro transplante cardíaco em nossas terras). Construiu o primeiro aparelho coração-pulmão artificial, com o objetivo de facilitar o tratamento de pacientes cardiopatas graves. Desenvolveu uma técnica cirúrgica para tratamento da transposição dos grandes vasos em recém-nascidos, procedimento que leva seu nome. Com a técnica de correção intracavitária nos aneurismas ventriculares, publicada em 1985 no "Journal of Thoracic Cardiovascular Surgery", teve mais de 400 citações na literatura médica internacional. Foi autor de  cerca de 270 trabalhos científicos. Foi diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e presidente do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas de 1990 a 1994. Foi secretário de Saúde do município de São Paulo e duas vezes Ministro da Saúde. Em 1998 foi admitido na Ordem Nacional do Mérito Científico, na classe Grã-Cruz, tendo seu mérito reconhecido. Um legado indiscutível na história da medicina do nosso país.

        Se a morte é sarcástica, se a morte é uma balizadora de todos os homens, ela também é o que traz à tona todo o legado de uma vida.

Fica aqui nossa homenagem, do MedicinaNET, ao grande médico e professor Adib Domingos Jatene (Xapuri, Acre, 4 de junho de 1929 — São Paulo, 14 de novembro de 2014).

 

Os Editores

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.