FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Parotidite

Autor:

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 14/09/2020

Comentários de assinantes: 0

Asglândulas parótidas são duas glândulas exócrinas localizadas lateralmente aomúsculo masseter, nas laterais da face e na frente da orelha. A parótida é umadas maiores glândulas salivares, secretando líquido através do ducto de Stensen.A inflamação das glândulas pode ser unilateral ou bilateral e também pode seraguda, crônica ou recorrente. Determinar o início, a duração dos sintomas e oenvolvimento de uma ou ambas as glândulas, bem como os fatores predisponentes,pode ajudar a restringir o diagnóstico diferencial e orientar o tratamento e omanejo.

Aspossíveis etiologias do edema da parótida incluem, entre outras causas,infecções bacterianas e virais, doenças sistêmicas, tumores, obstruções emedicamentos. Entre as causas virais da parotidite, o vírus da caxumba continuasendo o mais comum. O vírus da caxumba é um vírus RNA, pertencente ao gênero Paramyxovirus. Outras etiologias viraisincluem citomegalovírus, vírus Epstein-Barr, gripe A, parainfluenza, adenovíruse Coxsackievirus.

Aetiologia bacteriana mais comum é o Staphylococcusaureus, com relatos de casos de parotidite por agentesmeticilino-resistentes. Outros patógenos bacterianos comuns incluem bactériasda cavidade oral, como espécies de Streptococcuse anaeróbios. Bactérias Gram-negativas, particularmente Haemophilus influenza e Klebsiella pneumoniae, também foramencontradas. Infecções bacterianas ocorrem quando a estase salivar permitefluxo retrógrado no ducto de Stensen, possibilitando semeadura demicrorganismos de flora mista oral. Obstrução ductal por cálculo ou tumorespodem predispor a supuração e a formação de abscessos, que podem ocorrer porinfecção contígua ou disseminação hematogênica via linfonodos parotídeos.

 

Epidemiologia

 

Antes daintrodução da vacina viva e atenuada contra sarampo, caxumba e rubéola (MMR) em1967, a infecção pelo vírus da caxumba era a principal causa de parotiditeadquirida, ocorrendo principalmente entre o inverno e a primavera. Com avacinação, nos Estados Unidos, entre 2001 e 2005, foram diagnosticados 200 a300 casos de caxumba anualmente. Em 2010, houve 2.612 casos relatados pelosCentros de Controle de Doenças. Os indivíduos não vacinados apresentam risco aumentadode infecção, embora a maioria dos casos de surtos ocorra em pacientes vacinadosque não alcançaram imunidade adequada. Fatores de risco incluem morar em locaisfechados ou em ambientes lotados, como escolas e dormitórios.

Aparotidite supurativa aguda tende a ocorrer principalmente em idosos, embora existamrelatos de ocorrência em recém-nascidos prematuros, bem como em pacientesdesidratados ou com falta de higiene bucal.

 

Achados Clínicos

 

A parotiditeda caxumba é geralmente uma doença aguda e autolimitada que ocorreprincipalmente em crianças. Na era pós-vacina, a infecção por paramixovírusainda é a principal causa de parotidite viral. O período de incubação é deaproximadamente 16 a 18 dias (variação de 12 a 25 dias) após a exposição. Ospacientes em geral apresentam um pródromo não específico que inclui febre, cefaleia,mialgias e mal-estar geral. Nos dias seguintes, é relatado que 95% dos pacientescom caxumba apresentam edema doloroso de parótida. O edema da glândula parótidapode durar até 10 dias, com recuperação completa de todos os sintomas em poucassemanas.

A parotiditesupurativa ocorre tipicamente em pacientes desidratados e debilitados ou noquadro de sialolitíase (cálculos salivares). A parotidite supurativa aguda écaracterizada pelo início repentino de dor, edema unilateral e eritema da pele,que está presente na apresentação em 30% dos pacientes sobre a glândulaparótida. Trismo e disfagia também podem estar presentes. Os sintomassistêmicos podem incluir febre e calafrios, e os pacientes podem se encontrarem mal estado geral, com aparência toxemiada. O fluido purulento pode seravaliado na abertura do ducto de Stenson massageando-se suavemente a bochecha.

Acronicidade e a recorrência dos sintomas, bem como o envolvimento bilateral,sugerem uma causa sistêmica da parotidite, como HIV, síndrome de Sjögren, sarcoidosee neoplasias da glândula salivar. O edema associado ao HIV é causado por cistoslinfoepiteliais.

Asialoadenite, obstrução por cálculos salivares, é geralmente unilateral e episódica.A desnutrição no quadro de anorexia nervosa, bulimia ou alcoolismo estáassociada ao edema da glândula salivar não inflamatório. A síndrome daarticulação mandibular temporal ou bruxismo isolado pode produzir sintomas dedor bilateral que podem ser confundidos com caxumba. Anti-histamínicos eanticolinérgicos, podem contribuir  com aredução do fluxo salivar

 

Achados Laboratoriais e de Imagem

 

Odiagnóstico de parotidite viral é feito por exame clínico. Estudoslaboratoriais em pacientes com caxumba demonstram leucopenia com linfocitose,bem como amilase elevada quando a parotidite está presente. Quando aconfirmação é necessária, a sorologia inclui anticorpo IgM positivo paracaxumba, aumento significativo dos títulos de IgG ou isolamento do vírus nasamostras.

Asmodalidades de imagem para avaliação da parotidite, principalmente paradescartar obstrução ou abscesso na parotidite supurativa, incluemultrassonografia, tomografia computadorizada com contraste e sialografia porraio X. A sialografia radiológica é contraindicada nos estágios supurativosagudos porque requer injeção de corante. A sialografia por ressonânciamagnética já está disponível.

 

Tratamento e Profilaxia

 

Otratamento da parotidite depende da etiologia suspeita. As medidas iniciaisdevem incluir analgesia e hidratação (oral ou intravenosa). Para asialoadenite, são utilizadas compressas quentes, bem como a promoção de boahigiene bucal.

Otratamento da parotidite viral é de suporte. Quando há suspeita de infecçãobacteriana, são necessários medicamentos e antibióticos, e geralmente sãoindicados antibióticos de admissão e IV. A terapia empírica deve incluir umagente antiestatilocócico, como a oxacilina combinada com metronidazol ouclindamicina. O tratamento do Staphylococcusaureus resistente à meticilina (MRSA) é realizado com vancomicina, ecobertura Gram-negativa pode ser necessária em pacientes em risco ouimunocomprometidos. A terapia antibiótica pode ser ajustada quando os resultadosda cultura estiverem disponíveis. Imagem para avaliar obstrução e abscesso éprudente. A drenagem cirúrgica é necessária para a infecção com pedra salivarobstrutiva ou para abscesso franco.

A vacinaMMR previne a maioria dos casos e complicações associados à caxumba. Asrecomendações atuais são de que as crianças recebam a primeira dose da vacinaMMR com idades entre 12 e 15 meses e a segunda dose nas idades de 4 a 6 anos.Também são recomendadas duas doses da vacina MMR para estudantes que frequentamfaculdades e outras instituições de ensino médio que não têm provas de duasdoses anteriores ou outras evidências de imunidade. Também pode haverconsideração para uma terceira dose de MMR durante um cenário de surto.

 

Complicações e Critérios de Admissão

 

Sequelasda parotidite da caxumba incluem orquite e ooforite. A orquite pode ocorrer em25% dos homens pós-puberais afetados e é rara nos homens pré-pubescentes,enquanto a ooforite ocorre em 5% das mulheres pós-puberais com caxumba e écaracterizada por dor e sensibilidade pélvica. Complicações adicionais incluemmeningite asséptica e encefalite e ocorrências mais raras de pancreatite.

A parotiditebacteriana pode ser complicada pela formação de abscesso ou por extensão localnos tecidos circundantes. As complicações raras relatadas envolvem o nervofacial e trombose venosa jugular, obstrução respiratória e osteomielite do ossofacial.

Pacientesidosos com parotidite supurativa devem ser admitidos para receber antibióticose hidratação parenteral. Pacientes que receberam alta devem ser acompanhados deperto para melhorar. A parotidite aguda da caxumba raramente requer admissão.

 

Controle de Infecção

 

A caxumbaé transmitida por gotículas respiratórias, contato direto ou fômites. Asrecomendações atuais de isolamento são para 5 dias de precauções contragotículas. A transmissão perinatal também foi observada; no entanto, a maioriadas crianças menores de 1 ano de idade geralmente é protegida por anticorposmaternos. O melhor meio de prevenção é a vacinação.

 

Bibliografia

 

1-AtigapramojNS. Parotitis in Emergency Management ofInfectious Diseases 2020.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.